Agora você poderá fazer pagamentos por aproximação também em compras online

Agora você poderá fazer pagamentos por aproximação também em compras online

Atualmente, quando você faz uma compra pela internet, você precisa inserir manualmente os dados do seu cartão, seja ele de crédito ou de débito. E isso incorre em um certo risco de segurança. Caso o seu computador esteja comprometido, um hacker poderá interceptar o número e o código de segurança do seu cartão de crédito justamente na hora que você preenche esses dados para finalizar uma compra online.

No entanto, uma novidade anunciada pela Visa, em parceria com a Ingresse e a Symbiotic promete reduzir esse risco à segurança dos usuários. Através da tecnologia Tap to Own Device, os usuários poderão efetuar pagamentos por aproximação também em transações online, transformando o próprio smartphone em um terminal de pagamento, similar à experiência em pontos de venda físicos. Nos próximos parágrafos eu explico com mais detalhes como funciona a novidade.

Leia também
Como funciona o pagamento por aproximação?

Ingresse Tap inaugura a novidade no Brasil

Ingresse Tap

A primeira empresa a implementar essa tecnologia é a plataforma Ingresse Tap, especializada na venda de ingressos para cinema, shows e outros eventos culturais. Segundo os executivos da companhia, a novidade promete simplificar o processo de compra para seus usuários, eliminando a necessidade de inserir manualmente os dados do cartão e aceitando tanto cartões de débito quanto de crédito.

Ou seja, na hora de finalizar uma compra em um site ou aplicativo, haverá a opção de pagamento por aproximação. Ao escolher esse método, o usuário deverá apenas aproximar o cartão do celular, sem a necessidade de digitar os números ou o código de segurança do cartão.

Esta modalidade de pagamento, além de oferecer praticidade e rapidez, destaca-se pela inclusão digital, ao facilitar o uso de cartões de débito em compras online – um recurso não tão comum em métodos de pagamento tradicionais. “O ambiente de cartão de crédito é muito selecionado”, diz Fernando Pantaleão, vice-presidente de soluções da Visa.

A Visa enfatiza a importância desta novidade como um meio de democratizar o acesso aos pagamentos digitais, especialmente em um cenário onde o cartão de crédito ainda representa uma barreira para uma parcela significativa da população.

Vantagens para consumidores e lojistas

Além dos benefícios diretos aos consumidores, a tecnologia promete vantagens consideráveis para as empresas, incluindo redução de custos com estornos e aumento nas taxas de aprovação de transações, tratadas como “cartão presente”, proporcionando uma segurança adicional tanto para o vendedor quanto para o comprador.

Gabriel Nicola, head de pagamentos da Ingresse, diz que o pagamento por aproximação traz mais confiança ao consumidor, já que ele não precisará digitar os dados do cartão em um ambiente digital. Esta solução também se alinha ao crescente interesse pelo Pix, complementando a experiência digital dos usuários ao invés de competir diretamente com ela, segundo expressa Fernando Pantaleão, vice-presidente de soluções da Visa.

A adoção do Tap to Own Device pela Ingresse, com o apoio técnico da costarriquenha Symbiotic, não só representa um passo à frente na prevenção de fraudes em transações online, mas também sinaliza uma transformação no modo como as transações digitais podem ser realizadas, promovendo uma maior confiança e segurança para os consumidores.

Neste primeiro momento, só será possível fazer pagamentos por aproximação em compras online na plataforma da Ingresse em dispositivos Android com NFC. Mas já existem planos para o lançamento do recurso também no iPhone, mesmo com o sistema da Apple sendo mais fechado.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X