Samsung, Apple e Xiaomi lideram o mercado de celulares em 2023

Samsung, Apple e Xiaomi lideram o mercado de celulares em 2023

O cenário global do mercado de celulares em 2023 destaca uma tríade de gigantes: Samsung, Apple e Xiaomi, que conjuntamente representam metade das vendas totais em todo o mundo.

Os dados, provenientes de um levantamento realizado pelo site Computer Hoy e baseados nas consultorias Counterpoint Research, IDC e Canalys, revelam uma liderança consolidada dessas fabricantes no terceiro trimestre deste ano.

Leia também:

Golpes na compra e venda de celulares causam prejuízo de mais de R$ 85 milhões nos primeiros 8 meses do ano, revela OLX
Samsung segue na liderança de vendas de celulares, mas vê queda em 2023

Samsung se destaca com maior número de vendas de celulares

celulares

No topo da lista, a Samsung assume a dianteira, com seus smartphones representando impressionantes 20% das unidades comercializadas globalmente.

A Apple segue de perto, com uma participação de 16%, enquanto a Xiaomi garante a terceira posição no pódio, com uma fatia significativa de 14%.

O relatório destaca que as informações utilizadas se referem ao terceiro trimestre deste ano, e embora haja pequenas variações nos levantamentos da Canalys e da Counterpoint, elas acabam concordando principalmente no levantamento das marcas mais vendidas.

Isso porque na análise da Counterpoint, a Oppo assume a terceira posição, com uma participação de 14%, enquanto a Vivo conquista o quarto lugar, com 7%. Já na análise feita pela Canalys, a Oppo se posiciona em quarto lugar, com 9%, empatando com a Transsion Holdings, fabricante chinesa de celulares com forte presença em regiões como África, América Latina, Oriente Médio e sudeste asiático.

Dominância muda a depender da região avaliada

O relatório também evidencia a variação nos rankings de vendas por região. Na América Latina, a Samsung mantém sua liderança, com impressionantes 34% do mercado, mas a segunda posição é conquistada pela Motorola, com uma significativa fatia de 21%, superando a Xiaomi (17%), Transsion (7%) e Apple (5%).

celulares

Nos Estados Unidos e Canadá o domínio é da Apple, como era de se esperar, que se destaca significativamente à frente da Samsung, Google e Motorola. Na parte ocidental da Europa, a classificação segue semelhante ao ranking global, mas com a Apple quase empatada com a Samsung.

celulares

Em contraste, na Rússia, as marcas chinesas se destacam, com a Xiaomi liderando com folga (42%), seguida pela Realme (17%), enquanto a Samsung e a Apple ficam bem atrás, ambas com 7%. Na China, a Honor assume a liderança (19,3%), seguida pela Oppo (16,2%), e na Índia, Samsung e Xiaomi dividem o protagonismo, cada uma com 18%.

Fonte: computerhoy

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X