Nokia processa Amazon e HP por violação de patente

Nokia processa Amazon e HP por violação de patente

A gigante finlandesa das telecomunicações, a Nokia, tomou medidas legais contra os gigantes da tecnologia Amazon e HP em um tribunal federal de Delaware, alegando a violação de várias de suas patentes relacionadas à tecnologia de transmissão de vídeo.

A Nokia alega que os serviços de streaming Prime Video e Twitch da Amazon, bem como os computadores da HP, violaram seus direitos de propriedade intelectual referentes à compressão de vídeo, entrega e outras tecnologias relacionadas à transmissão.

Leia também:

Treta: ASUS processa Samsung por violação de patente
Panasonic processa Xiaomi e OPPO por violação de patentes

O processo e as alegações de violação de patentes

Nokia

O processo da Nokia alega que tanto a Amazon quanto a HP se recusaram a adquirir licenças para essas patentes, optando em vez disso por explorar a tecnologia da Nokia para aprimorar a eficiência da transmissão de vídeo de alta qualidade.

Essa batalha legal marca um desenvolvimento significativo no cenário de propriedade intelectual da indústria de tecnologia. Em sua petição legal, a Nokia sustenta que essas patentes são essenciais para os padrões da União Internacional de Telecomunicações para tecnologia de codificação de vídeo, enfatizando sua importância no setor.

A Amazon e a HP, até o momento, optaram por não comentar o litígio em curso. Suas respostas provavelmente serão reveladas à medida que os procedimentos legais se desenrolarem.

No entanto, a Nokia permanece otimista, declarando em um comunicado à imprensa: “Esperamos que a Amazon e a HP agora aceitem suas obrigações e concordem com uma licença, e nossa porta permanece aberta para negociações de boa-fé.”

Além do processo movido nos Estados Unidos, a Nokia estendeu suas ações legais internacionalmente, apresentando ações relacionadas contra a Amazon na Alemanha, Índia, Reino Unido e no Tribunal Unificado de Patentes Europeu.

Essa abordagem demonstra o compromisso da Nokia em proteger seus direitos de propriedade intelectual em escala global.

“As empresas que fornecem serviços de streaming de vídeo ou dispositivos de streaming desfrutam de enormes benefícios da pesquisa e desenvolvimento conduzidas pela Nokia e outros inovadores – sem que seus serviços e produtos simplesmente não funcionem da maneira que os consumidores esperam. A Nokia está buscando compensação pelo uso dessas invenções-chave, royalties que reinvestiremos, juntamente com quantidades substanciais de investimento adicional, no desenvolvimento da tecnologia multimídia de próxima geração. É um círculo virtuoso, uma roda que vem girando há muitos anos, impulsionando a inovação.”

Portfólio de patentes da Nokia e sua importância

Nokia

A Nokia tem uma longa história de inovação e pesquisa na indústria de tecnologia. No início deste ano, ao anunciar um acordo de licença de patente de 5G sem fio com a Apple, a Nokia revelou que seu portfólio de patentes é construído com um investimento de mais de 140 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento.

O portfólio engloba cerca de 20.000 famílias de patentes, destacando as extensas contribuições da Nokia para a tecnologia e inovação ao longo dos anos. A indústria de transmissão de vídeo tem experimentado um crescimento notável nos últimos anos, impulsionado pela crescente demanda por conteúdo de alta qualidade entregue por meio de diversas plataformas.

As patentes da Nokia nesse domínio são de importância fundamental, pois se referem à compressão de vídeo, entrega e outras tecnologias que permitem uma transmissão de maior qualidade com requisitos reduzidos de largura de banda e armazenamento de dados.

“Desde 2000, a Nokia investiu mais de 140 bilhões de euros (e mais de 4,5 bilhões de euros apenas no ano passado) em P&D para tecnologias de ponta, incluindo celular e multimídia. Como resultado, detemos um dos portfólios de patentes mais fortes do mundo de conectividade e tecnologias multimídia – e não é exagero dizer que indústrias inteiras são alimentadas por essas invenções.”

Em seu processo, a Nokia solicitou ao tribunal que emita ordens para bloquear a suposta violação de patentes pela Amazon e pela HP. Além disso, a Nokia busca uma quantia não especificada em danos financeiros, destacando ainda mais a gravidade da questão.

Implicações para a indústria de tecnologia

Essa batalha legal está prevista para ter implicações para a indústria de tecnologia como um todo. À medida que o processo avança, o resultado afetará não apenas as partes envolvidas, mas também estabelecerá precedentes sobre como os direitos de propriedade intelectual são protegidos e aplicados no campo em constante evolução da tecnologia.

A ação legal da Nokia contra a Amazon e a HP destaca a importância de proteger a propriedade intelectual na indústria de tecnologia. À medida que esses gigantes da indústria continuam a expandir seus serviços e ofertas, disputas de patentes como essa servem como um lembrete da importância dos direitos de propriedade intelectual na era digital.

Fontes: Reuters e Nokia

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X