Após as restrições dos EUA, milhares de RTX 4090 são desmontadas na China visando uso com IA

Após as restrições dos EUA, milhares de RTX 4090 são desmontadas na China visando uso com IA

Antes da restrição de venda imposta pelos EUA, a China conseguiu ter acesso a inúmeras unidades da RTX 4090, que utiliza a GPU AD102, da NVIDIA. Esse chip, assim como outras opções estratégicas que estão na lista das restrições de venda, são elementos fundamentais na corrida da capacidade computacional visando IA.

Com o panorama desfavorável em relação ao acesso a esses chips, algumas empresas chinesas estão recondicionando as RTX 4090 que ainda estavam em estoque, transformando-as em opções que façam sentido para uso em rack de servidores, com objetivo de atender aplicações voltadas para inteligência artificial. A RTX 4090 não apresenta o mesmo nível de desempenho de um hardware da NVIDIA dedicado ao aceleramento de aplicações de IA, mas conta com uma GPU extremamente poderosa.

Você também deve ler!

EUA x China: Entenda como a tensão entre os países pode afetar negativamente a NVIDIA

É isso mesmo: O shape desse skate é uma RTX 4090

O processo de transformar a RTX 4090 numa versão estratégia para o uso num cluster que visa trabalhar em aplicações com IA passa primeiramente por remover elementos cruciais da placa, como a GPU e os chips de memória GDDR6X, e inseri-los num novo PCB, projetado especialmente para essa tarefa.

Acontece também a mudança de estrutura. Imagens que circulam no Baidu mostram o processo. É possível observar que os paletes contam com placas de marcas como Gainward e Palit. Modelos da Asus, Colorful, Zotac e Gigabyte também estão sendo utilizadas.

“Haverá muitas RTX 4090 com defeito e sem garantia no mercado no futuro, que são ainda mais ultrajantes do que as placas no período do boom da mineração”, diz um usuário no Baidu.

Ao invés de manter a carenagem original, que costuma ser bem grande, o “centro nervoso” da RTX 4090 é repassado para outra estrutura, que utiliza um fan no estilo blower. As placas recondicionadas são então submetidas a inúmeros testes para garantir estabilidade e atestar se as VGAs dão conta de lidar com as aplicações.

 

Com essa movimentação, revendedores chineses estão vendendo PCBs e os dissipadores de calor que estavam sendo utilizados nas placas que foram recondicionadas. O preço deles gira em torno de US $ 50.

Com a restrição em andamento, o preço da RTX 4090 disparou no mercado chinês. Até mesmo outros modelos, como a RTX 3090, também registraram uma elevação de preço. Alguns usuários na China estão manifestando sua insatisfação com essa movimentação do recondicionamento das placas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X