Homem entra para o livro dos recordes com a maior coleção de celulares do mundo

Homem entra para o livro dos recordes com a maior coleção de celulares do mundo

Andrei Bilbie Argentis, residente na cidade de Cluj-Napoca, Romênia, detém a maior coleção de celulares do mundo, um feito reconhecido pelo Guinness World Records.

O colecionador romeno começou seu acervo em 2018, o que deixa tudo ainda mais impressionante. Até o momento ele já reuniu exatos 3.456 modelos diferentes. Tudo isso em apenas 6 anos.

Leia também
Conta aí pra gente: qual foi seu primeiro celular?
Quem inventou o primeiro celular?

No entanto, se formos computar também todos os dispositivos, incluindo modelos iguais mas com variações de cor, seu acervo ultrapassa 11 mil celulares. Porém, para incluí-lo no livro dos recordes, o Guinness considerou somente os modelos únicos, desconsiderando as variantes.

Celulares clássicos da coleção

Em uma conversa com o jornal Observator, Argentis destacou algumas peças notáveis de sua coleção.

Entre elas está o Mobira Cityman, primeiro celular da linha comprada pela Nokia em 1987, um artigo de valor histórico pela sua raridade e por marcar o ingresso da Nokia no mercado de telefonia móvel.

Outros exemplares notáveis incluem o Sony Ericsson Xperia Play de 2011, uma mistura de smartphone e console portátil, e o robusto Nokia 5510, que remete ao famoso Nokia 3310, mas com um teclado físico alfanumérico. O N-Gage também é parte da coleção.

Argentis não se limita a celulares clássicos com telas menores e teclados físicos. Ele também acumulou smartphones contemporâneos, como os que se assemelham aos modelos recentes do Google Pixel e Apple iPhone. Fotos recentes de seu acervo ilustram toda essa diversidade.

Coleção ajudou Argentis a superar um vício

É natural que todo colecionador tenha um carinho, um apego grande à sua coleção. Mas para o romeno a sua coleção tem um valor ainda mais importante.

Quando iniciou a sua curiosa coleção, em 2018, Argentis estava tentando superar o vício em jogos de azar. E como a melhor maneira de largar um vício é trocando-o por outro, ele viu em seu novo hobby uma forma de superar o seu problemático vício em jogos de azar.

Com o dinheiro arrecadado em exposições de sua coleção, ele fundou uma organização de apoio a pessoas lutando contra tal vício. Embora tenha recebido propostas financeiras bem interessantes para vender sua coleção, Argentis não tem a menor intenção de vender suas peças. Ele conta que quando ainda tinha “apenas” cerca de 1 mil celulares, recebeu uma proposta de 6 dígitos para vender sua coleção. Mesmo assim ele se manteve firme. Imagine quanto deve estar valendo a coleção dele hoje.

Quantos celulares você já teve?

Enquanto escrevia esse texto me bateu a curiosidade de saber quantos celulares eu já possuí. Infelizmente (ou felizmente, sei lá) sou uma pessoa bem desapegada de bens físicos. Então sempre acabo vendendo ou jogando fora coisas antigas, portanto, não tenho mais nenhum celular antigo comigo.

Moto X
Gostava tanto do Moto X 2014 que cheguei a ter 2

Mas eu lembro muito bem qual foi o meu primeiro celular: o Nokia 3310. Ele veio até naquelas “lancheiras” da Oi que, na época, eram super estilosas e bonitas. Infelizmente, minha memória é péssima e não lembro a ordem exata de todos os celulares que já tive.

Mas sei que já fui dono de um Siemens A53, de um iPhone 4S, de um Windows Phone 520, diversos celulares da Motorola, sendo o mais icônico o Moto X 2014 de bambu, vários celulares da Xiaomi, como os da linha Redmi e Poco e agora estou na Samsung, sendo que já tive vários modelos da sul-coreana também, como o Galaxy Note 8 e o Galaxy S20.

E você? Quais celulares já teve? Ainda tem algum antigo guardado em alguma gaveta?

Fonte: Phone Arena

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X