Nos EUA, Threads só é mais popular do que o Tumblr

Nos EUA, Threads só é mais popular do que o Tumblr

Você se lembra do Threads? A rede social da Meta que foi lançada em julho para concorrer com o Twitter/X parece que realmente caiu no ostracismo. Depois de uma chegada arrebatadora, conquistando 100 milhões de usuários em apenas 5 dias, a plataforma foi perdendo usuários na mesma velocidade.

A situação piorou a tal ponto que hoje, pelo menos nos Estados Unidos, o Threads ocupa a penúltima posição no ranking de popularidade, superando apenas o Tumblr (quem aí se lembra dele?). Os dados foram divulgados pela Insider Intelligence, uma empresa de pesquisa de mercado que fornece informações e tendências relacionadas a marketing digital, mídia e comércio.

Leia também
Para reconquistar usuários, Instagram começa a mostrar posts do Threads no feed
Agora vai? Threads finalmente ganha versão web

Penúltimo lugar no ranking de redes sociais

Tumblr
Threads só ganha do Tumblr mesmo

A Insider Intelligence estima que o Threads terá “apenas” 23,7 milhões de usuários nos EUA até o final de 2023. Esses números são significativamente menores quando comparados a outras plataformas sociais como Facebook, Instagram e TikTok, que têm respectivamente 177,9 milhões, 135,2 milhões e 102,3 milhões de usuários.

Importante salientar que o Threads também fica atrás do Twitter/X, seu rival mais próximo, que deverá ter 56,1 milhões de usuários nos EUA no mesmo período. Ou seja, o Threads tem menos da metade da base de usuários do Twitter.

O Threads recebeu um impulso inicial com os erros do Twitter, mas não pode depender dos desertores do X para continuar crescendo”, disse Jasmine Enberg, analista principal da Insider Intelligence.

Embora o Threads tenha ganhado milhões de usuários rapidamente após seu lançamento, graças à facilidade de inscrição para usuários do Instagram, o aplicativo não conseguiu manter o ímpeto. Apenas duas semanas após seu lançamento, o Threads já havia perdido 70% de seu tráfego inicial. Esse número aumentou nas semanas seguintes.

O que fazer para mudar a situação?

Analistas apontam que o Threads precisa estabelecer uma identidade única para se tornar um grande player no mercado de redes sociais.

O TikTok conseguiu se destacar em grande parte porque ofereceu aos usuários uma nova experiência social única”, disse Enberg, referindo-se à ascensão do aplicativo de vídeos curtos de propriedade da ByteDance.

Mark Zuckerberg, CEO da Meta, afirmou que a empresa não tem planos de monetizar o Threads até que ele se torne maior e mais estabelecido. Vale lembrar que no final de julho, o fundador do Facebook deu uma declaração dizendo que acredita que o Threads chegará a ter 1 bilhão de usuários. Será que ele ainda acredita nisso?

No entanto, se Elon Musk decidir cobrar uma taxa de assinatura mensal para todos os usuários do Twitter/X, o Threads poderia encontrar uma via mais clara para monetização. O fato é que o Threads ainda tem um longo caminho a percorrer para se estabelecer como uma rede social relevante nos Estados Unidos.

Atualmente, como sua popularidade só supera a do Tumblr, é difícil acreditar que esta plataforma de mídia social saia do ostracismo e caia novamente nas graças dos usuários. Os dados da Insider Intelligence também dizem que o Threads continuará em penúltimo lugar até 2025 pelo menos.

Fonte: CNBC

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X