Para reconquistar usuários, Instagram começa a mostrar posts do Threads no feed

Para reconquistar usuários, Instagram começa a mostrar posts do Threads no feed

A Meta está correndo atrás do prejuízo. O Instagram introduziu uma nova funcionalidade que destaca conteúdo de sua rede social irmã, o Threads. Essas sugestões de conteúdo são apresentadas em um carrossel enquanto os usuários navegam pelo feed de fotos e vídeos do Instagram.

Intitulada “Para você no Threads“, essa seção agrega posts que são personalizados com base nas preferências do usuário. Ao clicar em uma dessas sugestões, o aplicativo Threads é aberto para exibir a postagem completa.

Leia também
Zuckerberg acredita que o Threads pode ser a próxima rede social a atingir 1 bilhão de usuários
Finalmente! Threads lança feed cronológico só com pessoas que você segue

Usando o Instagram como “isca” para o Threads

Essa atualização foi observada por usuários globalmente e confirmada pela Meta. O objetivo dessa integração é fomentar maior interação dos usuários com a nova plataforma. Alguns relatos indicam que essa nova característica foi vista apenas uma vez, sugerindo que a funcionalidade pode ainda estar em fase de testes.

Ao TechCrunch, um porta-voz da Meta falou o seguinte:

Nós acrescentamos alguns novos recursos no aplicativo desde o lançamento, e agora estamos deixando mais fácil para as pessoas verem conteúdos recentes do Threads diretamente no Instagram”.

A iniciativa faz parte de um esforço mais amplo da Meta para aumentar o engajamento entre suas diversas plataformas sociais. O carrossel de sugestões se insere organicamente no feed principal do Instagram, oferecendo uma experiência mais integrada entre os dois aplicativos.

Número de usuários do Threads despencou desde o lançamento

Embora a justificativa oficial seja facilitar a descoberta de conteúdo interessante no Threads, a verdadeira razão para integrar posts dessa plataforma ao Instagram é atrair mais usuários para o Threads.

Lançado no início de julho de 2023, o aplicativo teve um começo explosivo, alcançando mais de 100 milhões de downloads em apenas cinco dias, um recorde histórico. Para efeito de comparação, o ChatGPT levou dois meses para atingir esse número. Para ficar claro, não estou dizendo que as duas plataformas são similares, apenas comparando os seus crescimentos meteóricos.

No entanto, o sucesso inicial do Threads não se sustentou. Duas semanas após o lançamento, o Threads viu uma queda drástica de 70% em sua base de usuários ativos, restando apenas 13 milhões, enquanto uma plataforma como o antigo Twitter mantém cerca de 200 milhões.

Além disso, o tempo médio que os usuários passam no Threads diminuiu de 19 minutos no lançamento para apenas quatro minutos, enquanto na outra plataforma, os usuários dedicam cerca de meia hora por dia.

Threads está recebendo novas funções gradualmente

Lançado em uma versão inicial bastante básica, sem muitas das funcionalidades presentes no Twitter e em outras plataformas sociais estabelecidas, o Threads está recebendo atualizações graduais da Meta.

Na última quinta-feira (24), por exemplo, foi introduzida uma versão web da rede, permitindo interações com os posts, algo que antes só era possível em modo de visualização.

Contudo, essa atualização não parece ter feito grande diferença. O tráfego no website do Threads registrou um modesto crescimento de apenas 3%. A Meta, no entanto, tem planos para adicionar mais funcionalidades. A próxima na fila é uma ferramenta de pesquisa de postagens, que está em fase de testes na Austrália e na Nova Zelândia, com previsão de ser expandida para outros países de língua inglesa.

Será que a Meta conseguirá transformar o Threads em uma rede social popular novamente?

Fonte: TechCrunch

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X