Google Chrome agora mostra quando cada aba consome de memória RAM

Google Chrome agora mostra quando cada aba consome de memória RAM

O Google Chrome é bastante conhecido por ser um dos navegadores mais populares do mundo, porém, em sistemas operacionais como o Windows 11 e o Windows 10, ele às vezes pode se tornar um devorador de recursos, causando lentidão no desempenho do computador.

Mas o alto uso de memória nem sempre é culpa do Chrome. Algumas páginas da web e sites pesados também podem ser culpados por drenar seus recursos. No entanto, graças a uma nova funcionalidade do Chrome, agora você pode identificar guias ou páginas da web que estão sobrecarregando a memória do seu dispositivo.

Leia também:

Google Chrome ganha novo visual; veja como ativar
Agora você pode usar o Bing Chat diretamente do Chrome

Novo recurso no Chrome mostra as abas que estão consumindo mais memória

A observação do uso de memória no Chrome já era possível por meio do Gerenciador de Tarefas do Chrome, mas o Google está determinado a tornar esse processo mais fácil e mais acessível.

Atualmente, a empresa está realizando testes de uma nova funcionalidade no Chrome estável, disponível para um grupo seleto de usuários, que revela o quanto de memória uma guia específica está consumindo. Essa novidade, que exibe “uso de memória” quando você passa o cursor sobre as guias abertas, oferece informações em tempo real.

Mas é importante salientar que essa nova funcionalidade do Chrome não é tão completa quanto o Gerenciador de Tarefas integrado, e não mostrará informações detalhadas dos processos em execução, guias e extensões.

Ao passar o cursor sobre as guias, você poderá verificar o desempenho geral das guias do Chrome e decidir manualmente fechar aquelas que estão consumindo a maior parte dos recursos do seu sistema.

A função “Uso de memória” exibe o quanto de memória cada guia está utilizando, incluindo a memória consumida pela página da web em si e pelos processos em segundo plano associados a ela.

chrome

Mais uma opção de gerenciamento

De acordo com informações do Chromium, o “uso de memória” é projetado para fornecer aos usuários uma visão mais clara de como as guias individuais estão afetando o desempenho do Chrome e o uso de memória.

O Google está atualmente testando as “cartas de sobreposição de uso de memória das guias” no Chrome estável, e, por padrão, a funcionalidade já está ativada em muitos dispositivos.

Caso você não veja essa nova funcionalidade, é possível ativá-la manualmente. Para fazer isso, basta acessar a página “chrome://flags”, procurar pela opção “Mostrar uso de memória nas cartas de sobreposição” e ativá-la. Depois de reiniciar o navegador, a funcionalidade estará disponível.

Essa nova funcionalidade também fornece informações sobre quando o “Memory Saver” do Chrome entra em ação para congelar uma guia e economizar memória.

Outras novidades do Chrome

Além dessa melhoria, o Google tem trabalhado em outras melhorias de desempenho para o Chrome. No ano passado, uma grande atualização trouxe duas novas funcionalidades que reduzem o uso de memória do navegador em até 40% e estendem a vida útil da bateria quando a carga da bateria do dispositivo está abaixo de 20%.

O “Memory Saver”, agora integrado à nova funcionalidade de sobreposição, automaticamente libera memória de guias inativas, permitindo que mais recursos sejam alocados para guias e processos ativos.

Chrome

Além disso, o Google está testando uma série de outras melhorias, incluindo proteção completa contra rastreamento, um modo de navegação anônima aprimorado com melhores controles de privacidade, entre outros.

Como resultado, os usuários do Chrome podem esperar uma experiência aprimorada, com um melhor controle sobre o uso de memória e um navegador que se adapta às crescentes demandas da web.

Com a nova funcionalidade de “uso de memória”, os usuários podem facilmente identificar e gerenciar guias ou páginas que estão consumindo recursos em excesso, garantindo uma experiência de navegação mais suave e eficiente.

Fonte: windowslatest

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X