Huawei Mate X5 é o novo smartphone dobrável com até 16GB de RAM

Huawei Mate X5 é o novo smartphone dobrável com até 16GB de RAM

A Huawei é uma das empresas que está investindo legal em smartphones dobráveis e apostando nesse mercado. Cerca de 6 meses depois de apresentar o Mate X3, a empresa agora já trouxe à tona o seu sucessor, o Mate X5.

O novo smartphone dobrável da empresa foi apresentado essa semana e traz algumas mudanças em relação ao antecessor, embora sejam mais sutis. Ainda assim, uma evolução, como não podia deixar de ser.

Leia também:

União Européia considera banir equipamentos 5G da Huawei de todos os países do bloco
Apple pode ter que mudar o nome do headset de realidade mista; “Vision Pro” já é registrado pela Huawei

Huawei Mate X15 tem bateria de 5.060mAh

Huawei Mate X15

A Huawei não informou qual é o processador presente no aparelho, mas alguns rumores apontam para que ele seja o Kirin 9000s, que é o chip presente na linha Mate 60 recentemente lançada pela fabricante. Esse processador tem litografia de 7 nm da SMIC.

Um dos destaques do novo Mate X5 é que ele aumenta a capacidade máxima de memória RAM em relação ao Mate X3. Enquanto no modelo passado o máximo era de 12 GB, no novo smartphone esse máximo chega a 16 GB. O armazenamento interno mantém o mesmo tamanho máximo, que é de 1 TB nas versões mais caras.

Em termos de tela ele não mudou em relação ao anterior, mantendo o painel LTPO OLED na parte interna com 7,85 polegadas quando aberto e com resolução de 2224 x 2496 pixels, taxa de atualização de 120 Hz e taxa de amostragem de toque de 240 Hz. Já a tela externa que é usada quando o aparelho está fechado tem 6,4 polegadas e resolução de 1080 x 2504 pixels, sendo também um painel LTPO OLED, taxa de atualização de 120 Hz e taxa de amostragem de toque de 300 Hz.

Huawei Mate X15

Em relação às câmeras, na parte traseira o Mate X5 mantém o módulo de câmeras com o mesmo estilo circular, só que o recorte preto que abriga as lentes está maior, então tem mais espaço para elas. Em termos de especificações técnicas, o smartphone dobrável da Huawei mantém o mesmo em relação ao antecessor.

Ou seja, um sensor principal de 50 MP com abertura f/1.8 na parte de trás que é acompanhado por um sensor ultrawide de 13 MP com f/2.2 e mais um sensor de 12 MP periscópio com f/3.4 e zoom óptico de 5x. Ele também mantém as duas câmeras de selfie, ambas com 8 MP cada, sendo uma localizada na tela externa e uma na tela interna. Enquanto a da tela externa fica no centro da parte superior da tela, o da interna fica no canto superior direito.

Huawei Mate X15

Outro grande destaque do Mate X5 é que ele conta com uma bateria generosa de 5.060mAh, que fica bem parecia com da versão chinesa do Mate X3, porém bem maior do que da variante global do antecessor, que tem uma bateria de 4.800mAh. Também conta com carregamento rápido de até 66 W com cabo e até 50 W nas bases wireless. Ele tem suporte para recargas reversas de 7,5 W.

De acordo com a empresa, conectividade também recebeu melhorias através da solução Lingxi para antenas móveis. Além disso, a construção do smartphone também recebeu melhoria, já que a antena se estende pela moldura, e ainda tem a combinação do novo algoritmo de inteligência artificial que é capaz de escolher as frequências mais adequadas para cada local a depender da recepção de sinal.

Huawei Mate X15

O novo Huawei Mate X5 vem com resistência IPX8 contra água e também tem suporte para mensagens por satélites através do sistema BeiDou. Ele tem suporte para conexões Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, NFC e portas USB-C. As especificações não falam sobre as rede móveis suportadas.

Em termos de sistema operacional ele já chega com o HarmonyOS 4, que oferece diversos recursos interessantes como por exemplo gestos de mão como atalhos para ações no smartphone.

Preço e disponibilidade

Por enquanto o novo Mate X5 foi apresentado apenas para o mercado chinês, e ele está atualmente em fase de pré-venda através da VMall. O preço oficial ainda não foi revelado.

As vendas começarão a partir do dia 15 de setembro. Além da cor principal que é a Phantom Purple (roxa), ele também está disponível nas cores Feather White (branca), Feather Black (preta), Feather Gold (dourada) e Green Mountain (verde).

Especificações técnicas do Huawei Mate X5

  • Tela externa: OLED de 7,85 polegadas, resolução de 2.496 x 2.224 pixels, LTPO, taxas de atualização de 1 a 120 Hz, frequências de resposta a até 300 Hz e escurecimento PVM de 1.440 Hz;
  • Tela interna: OLED de 6,4 polegadas, resolução de 2.504 x 1.080 pixels, taxas de atualização de até 120 Hz, frequências de resposta a até 240 Hz e escurecimento PVM de 1.440 Hz;
  • Processador: Kirin 9000s (especulado)
  • Memória RAM: 12 ou 16 GB;
  • Armazenamento interno: 512 GB ou 1 TB;
  • Câmera traseira: 50 MP (principal, f/1.8) + 13 MP (ultrawide, f/2.2) + 12 MP (f/3.4, OIS, zoom óptico de até 5x);
  • Câmera frontal: 2x 8 MP (f/2.4);
  • Bateria: 5.060 mAh com carregamento rápido de 66 W, wireless a 50 W e recargas reversas de 7,5 W;
  • Extras: Wi-Fi de banda dupla (2,4 ou 5 GHz), Bluetooth 5.2, IPX8;
  • Cores disponíveis: preto, prateado, lilás, verde e dourado;
  • Sistema operacional: HarmonyOS 4.

Fonte: GSMArena

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X