Depois de caça pilotado por inteligência artificial, EUA agora investem em milhares de “robôs militares”

Depois de caça pilotado por inteligência artificial, EUA agora investem em milhares de “robôs militares”

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos está planejando uma mudança significativa na forma como conduz suas operações militares. A iniciativa, conhecida como “Replicator“, visa a produção em massa de sistemas autônomos de armas, como drones, para contrabalançar o rápido crescimento militar da China.

Leia também
Inteligência artificial pilota pela primeira vez um drone de combate da Força Aérea dos EUA
Polícia de São Francisco já pode usar robôs como força letal

Robôs militares serão usados em missões de alta prioridade para “poupar” vidas humanas

Kathleen Hicks, vice-secretária de Defesa dos EUA, anunciou o projeto em um discurso recente, destacando a necessidade de enfrentar a “massa” militar da China, que inclui um grande número de navios, aeronaves e pessoal. O programa Replicator pretende utilizar sistemas não tripulados alimentados por inteligência artificial em várias frentes de batalha.

A iniciativa surge como uma resposta direta ao aumento do poder militar da China O programa visa a criação de  milhares de unidades de combate “pequenas, inteligentes, baratas e numerosas”.

A ideia é que esses sistemas autônomos, ou robôs militares, como estão sendo chamados popularmente, possam realizar missões complexas sem intervenção humana e sejam baratos o suficiente para serem considerados “descartáveis” em missões de alta prioridade.

Principal inimigo é a China

O projeto também tem implicações éticas, especialmente no que diz respeito ao uso de sistemas autônomos em conflitos armados. Hicks prometeu uma “abordagem responsável e ética para IA e sistemas autônomos”, o que sugere que qualquer sistema capaz de eliminar alvos ainda precisará de autorização formal de um humano para fazê-lo.

O Replicator não é apenas uma estratégia de curto prazo para combater ameaças imediatas, mas também uma visão de longo prazo para a produção em massa de robôs militares.

O objetivo é garantir que a liderança chinesa “acorde todos os dias, considere os riscos de agressão e conclua que ‘hoje não é o dia’ – e não apenas hoje, mas todos os dias, entre agora e 2027, agora e 2035, agora e 2049, e além“.

EUA já tem até caça pilotado por inteligência artificial

Este movimento dos EUA pode muito bem definir um novo padrão para a guerra moderna, onde robôs e IA desempenham um papel cada vez mais proeminente. Recentemente, a Força Aérea dos Estados Unidos alcançou um marco histórico ao permitir que uma inteligência artificial pilotasse um drone de combate experimental, o XQ-58A Valkyrie.

Este drone não é um simples dispositivo com hélices, mas sim uma máquina de combate que pode atingir velocidades de até 1.050 km/h e transportar até oito armas. A missão fez parte do programa Skyborg Vanguard, que foca no desenvolvimento de IA para voos militares seguros.

A IA foi treinada em um simulador e aprimorou suas habilidades durante milhões de horas de simulações de alta fidelidade. O objetivo é criar um drone de combate autônomo a jato que possa operar de forma independente, em conjunto com outros drones e como parte de uma equipe humano-máquina.

Fonte: Science Alert

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X