China proíbe uso de iPhones no Governo, provocando queda no preço das ações da Apple

China proíbe uso de iPhones no Governo, provocando queda no preço das ações da Apple

Eis que a “briga” entre China e Estados Unidos ganha mais um capítulo. Segundo informações reveladas pelo Wall Street Journal, a China anunciou que os membros do governo estão proibidos de utilizar iPhones ou qualquer outro smartphone de marcas estrangeiras. Apenas celulares de marcas chinesas são permitidos.

Depois que o governo chinês baniu o uso de iPhones em instituições estatais, o valor das ações da Apple sofreu uma queda significativa. O declínio foi de aproximadamente 3,3%, passando de US$ 182 para cerca de US$ 176 por ação.

Leia também
China proibe uso de chips da Micron alegando “significativo risco à segurança”
iPhone 15 e mais: o que esperar do evento da Apple?

iPhone está proibido de entrar no governo chinês

Conforme relatado pelo Wall Street Journal, autoridades chinesas estão impedidas de utilizar iPhones para tarefas oficiais. Embora isso não as proíba de usar dispositivos da Apple para fins pessoais, a medida afeta diretamente os ganhos da empresa norte-americana, que obteve 18% de seu lucro proveniente da China nos últimos cinco anos.

A ação da China ocorre pouco antes do lançamento previsto do iPhone 15 pela Apple, agendado para o dia 12. Tradicionalmente, os dias que precedem a revelação de novos modelos de iPhone são marcados por um aumento no valor das ações da empresa. No entanto, em 2023, a situação é diferente.

Originalmente, a proibição tinha o objetivo de ser uma forma de retaliação às sanções impostas pelos Estados Unidos e para valorizar os fabricantes de smartphones locais, incluindo a Huawei, que recentemente lançou um telefone com um chip de 7 nm desenvolvido com tecnologia própria. No entanto, a medida acabou prejudicando a Apple antes de seu anúncio mais importante do ano.

China quer se tornar cada vez mais independente

Informações indicam que a China está empenhada em “reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras” com o objetivo de fortalecer sua segurança cibernética e minimizar o risco de exposição de dados críticos.

Essa ação é interpretada como um novo capítulo na prolongada batalha digital entre os Estados Unidos e a China. Além da notória restrição ao investimento em tecnologia 5G de companhias chinesas como Huawei e ZTE em solo americano, a China recentemente baniu componentes eletrônicos norte-americanos, citando preocupações de segurança.

Deste lado do globo, em 2022, o aplicativo chinês TikTok foi excluído de telefones usados por funcionários do governo dos Estados Unidos. Os servidores públicos estão impossibilitados de instalar o aplicativo em seus dispositivos de trabalho, como uma precaução contra potenciais atividades de espionagem. A rede social chinesa de grande sucesso também foi bloqueada em dezenas de universidades americanas.

Decisão da China pode prejudicar vendas do novo iPhone?

A China é um mercado crucial para as vendas de dispositivos móveis da Apple. No ano passado, o iPhone 13 liderou as vendas no país, de acordo com dados da Counterpoint Research, seguido de perto pelo iPhone 13 Pro Max e iPhone 13 Pro.

Em breve, a Apple vai revelar o iPhone 15, que traz inovações muito esperadas, como a adoção do USB-C e a implementação da Dynamic Island em todos os modelos, além de introduzir uma lente periscópica no modelo mais avançado.

Ainda é incerto se a recente proibição do uso de iPhones por funcionários do governo chinês afetará as vendas no país. No entanto, é uma situação que a Apple precisa monitorar, especialmente considerando que o mercado global de smartphones está em declínio.

Fonte: Wall Street Journal

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X