Hacker de 18 anos que invadiu a Rockstar usou FireStick, smartphone, TV e teclado/mouse para a ação

Hacker de 18 anos que invadiu a Rockstar usou FireStick, smartphone, TV e teclado/mouse para a ação

Segundo reportagem da BBC, o hacker Arion Kurtaj, responsável por invadir a Rockstar e vazar uma gigantesca leva de vídeos sobre o desenvolvimento do aguardado GTA 6 no ano passado, realizou a tal façanha usando um pequeno set de equipamentos: Amazon Fire Stick conectado na TV do quarto de hotel em que estava, um celular, e o combo de teclado e mouse.

Kurtaj tem apenas 18 anos, mas já detém em seu histórico uma grande série de invasões. O jovem é um membro-chave do grupo hacker Lapsus$, diretamente responsável por invasões ao Uber, Revolut, NVIDIA, Microsoft, Mercado Livre, além, é claro, a Rockstar Games. Além dele, um jovem de 17 anos que não teve seu nome divulgado também estaria envolvido na ação ilegal.

Kurtaj foi pego em flagrante pela polícia londrina no ano passado enquanto estava em seu quarto do hotel Travelodge. As autoridades encontraram o Fire Stick conectado à TV, o dispositivo foi utilizado para que o hacker acessasse serviços em nuvem da responsável por GTA. Um detalhe que chama atenção é que o hacker, em meio a sua associação com essa invasão à Rockstar, estava sob fiança após ter sido preso por invadir a NVIDIA.

A dupla de jovens também esteve envolvida no roubo de £ 100.000 de contas de criptomoeda. Além dos vídeos internos da Rockstar sobre o desenvolvimento de GTA 6, o hacker na época disse ter conseguido roubar todos os códigos da versão de desenvolvimento do game, e ainda ameaçou a companhia, dizendo que iria expor publicamente esses dados caso nenhum contato com ele fosse estabelecido via Telegram.

Você também deve ler!

11 curiosidades sobre GTA

7 curiosidades sobre a Rockstar

Ao invadir os servidores da Rockstar, o hacker fez questão de manter uma comunicação via Slack da empresa para avisar que não era um funcionário, e sim um invasor.

Recentemente, Kurtaj foi considerado inapto para ser julgado devido a problemas psiquiátricos

Segundo a BBC, Kurtaj segue sob custódia e o réu de 17 anos continua sob fiança.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X