GTA é uma das franquias de jogos mais populares no mundo todo, e por isso já coleciona uma série de curiosidades que nem todo mundo tem conhecimento. Por isso, neste artigo, separamos algumas informações interessantes sobre os diversos jogos da franquia. Confira!
Leia também:
14 easter eggs encontrados em GTA 5
Possível hacker que vazou vídeos do GTA 6 e atacou a Uber é preso em Londres
1. Primeiro GTA era para ser sobre policial
Muitas pessoas só conhecem GTA pelos títulos mais populares, ou seja, os últimos lançados, principalmente o GTA V, porém como toda franquia eles tiveram que começar por algum lugar. O primeiro GTA foi lançado em outubro de 1997 para computadores com Windows e MS-DOS, e pouco depois para PlayStation e Game Boy Color.
Já no primeiro jogo da série, o jogador controlava um criminoso que precisava realizar missões pelas cidades de San Andreas, Liberty City e Vice City. A câmera era um tanto diferente, com uma visão panorâmica de cima para baixo, e já era possível roubar carros para dirigir livremente pelo mapa e interagir com os elementos. Esse foi um grande destaque para o jogo na época, já que pouquíssimos títulos ofereciam essa liberdade toda.
Mas o que muita gente não sabe é que originalmente o script do jogo era para que o personagem principal fosse na verdade um policial fazendo missões para pegar criminosos. Porém, durante o desenvolvimento, eles acabaram percebendo que seria mais divertido se fosse o contrário.
2. Bug deu origem ao sistema de “Procurado”
Qualquer pessoa que joga GTA já teve sua cabeça a prêmio pela polícia e participou de algum tipo de perseguição. Faz parte da vida de um criminoso, certo? Quando isso acontece, as viaturas não apenas cercam o jogador ou tentam atirar, mas também jogam o carro em direção ao carro do personagem para tentar pará-lo.
Esse tipo de perseguição mais “violenta” na verdade surgiu a partir de um bug no primeiro jogo. Inicialmente a ideia era para ser apenas uma corrida mesmo, mas quando o jogador saia de um carro para roubar outro no meio da perseguição, o bug fazia com que as viaturas de policia dirigissem pra cima dele e do carro, empurrando-o para fora da estrada. Eles acabaram achando essa pegada um pouco mais agressiva da policia interessante.
3. GTA 2 é o único que se passa em uma cidade fictícia
Talvez nem todo mundo saiba, mas as cidades da franquia de GTA são todas inspiradas em cidades reais. Dessa forma, Liberty City é uma paródia de Nova Iorque, enquanto Vice City é Miami e Los Santos é Los Angeles. Inclusive, o nível de semelhança principalmente em GTA V entre Los Santos e Los Angeles é incrível porque a equipe de criação do jogo realmente viajou para lá e tiraram mais de 250 mil fotos e gravações da cidade real e seus lugares mais icônicos. Além disso, eles também contavam com a ajuda do Google Maps.
Porém, há uma exceção, que é no GTA 2. O jogo se passa em Anywhere City, que é a única cidade da franquia que é totalmente fictícia e não é inspirada em nenhum lugar real. E eles deixaram isso tão óbvio que o nome da cidade significa, literalmente, “Cidade em Qualquer Lugar”. Isso acontece principalmente porque ele se passa no “futuro”. Isso porque o jogo foi lançado em 1999 e se passava em 2013.
4. GTA 5 não foi o primeiro a ter vários protagonistas
Quando GTA 5 foi lançado, um detalhe que chamou muito a atenção no jogo é que ele contaria com 3 protagonistas, e não apenas um. Porém, muitas pessoas não sabem, mas isso não foi exatamente algo inédito na franquia de jogos.
O primeiro GTA permitia que o jogador pudesse escolher entre 8 personagens diferentes, já que não havia nenhum tipo de história mais profunda para nenhum deles. Porém, nesse caso, você escolhia o protagonista antes de começar o jogo, e jogava todo o título com aquele protagonista, não tendo nenhuma mudança na trama em si.
Um detalhe bem interessante é que entre as 8 opções, 4 delas eram mulheres, algo que só aconteceu nesse título da franquia. Já em GTA V essa ideia foi elevada já que eram 3 protagonistas simultâneos.
Vale ressaltar que a partir do quarto jogo da franquia, começaram a surgir DLCs onde o jogador podia controlar um novo protagonista como The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony.
5. Ator de Franklin foi sua própria inspiração para o personagem
GTA V tem 3 protagonistas que são adorados pelos jogadores, cada um com uma personalidade diferente. E para dar vida a esses personagens, 3 grandes atores participaram do processo de criação e se prepararam de formas diferentes. Os 3 foram recriados em 3D e tiveram seus movimentos e corpos escaneados para garantir precisão, e por isso os personagens são imagens deles próprios.
Ned Luke é Michael de Santa, e para estar na pele do criminoso aposentado ele começou tendo que engordar 11 kg. Ele também revelou que estudou bastante os outros jogos da franquia, principalmente o GTA IV, para entrar no universo com mais informações. Para sua inspiração, ele revelou que usou personagens como Ward Cleaver de uma sitcom americana chamada Leave it to Beaver, e também Tony Montana, o personagem de Al Pacino no filme Scarface.
Já Steven Ogg é quem dá vida a Trevor Phillips. O ator revelou que se inspirou bastante no filme Bronson, de 2008, que conta a história do prisioneiro Michael Peterson, vivido por Tom Hardy no longa. Michael Peterson foi considerado o criminoso mais violento dos anos 70 graças ao seu alter ego psicopata chamado de Charles Bronson.
Já Shaw “Solo” Fonteno teve como inspiração sua própria história para dar vida ao Franklin Clinton. Ele também nasceu no sul de Los Angeles e viu de perto como era o tráfico, a criminalidade e como eram as guerras entre as gangues do local. Usou esse conhecimento para o próprio personagem.
Outras coincidências foram o fato dele crescer morando com a avó, já que Franklin mora com a tia, e também o fato de ele ser realmente primo do dublador do CJ. Shaw conseguiu o papel depois de ter sido indicado por DJ Pooh, que é o locutor da rádio do jogo (West Coast Classics) e também compôs algumas músicas para GTA 5.
6. GTA 4 teve influência em filme russo de máfia
GTA 4 foi um dos grandes sucessos da franquia, vendendo mais de 3,6 milhões de cópias e gerando US$ 310 milhões em receita com apenas 24 horas de lançamento. Isso fez com que ele também ganhasse muitas premiações. Em 2008, ele ganhou 39 prêmios de melhor jogo do ano, ficando atrás apenas de Fallout 3 com 69.
O jogo conta com o protagonista Niko Bellic, que é um imigrante sérvio que veio da antiga Iugoslávia para Liberty City e viver o sonho americano. Essa trama com o protagonista e toda a máfia que envolve o enredo foi altamente inspirada em filmes russos, principalmente Brother, que foi lançado em 1997, e Brother 2, a sequência lançada em 2000. Até mesmo o visual de Niko Bellic foi feito com moldes no personagem de um filme, nesse caso Sasha, do filme Atrás das Linhas Inimigas, de 2001.
7. Franquia conta com 11 jogos
Embora o mais novo GTA até o momento seja o GTA 5, a franquia não conta apenas com 5 títulos, e sim um pouco mais do que o dobro. Aqui vai um pequeno resumo e data de lançamento dos 11 títulos da série:
- GTA 1 – Lançado em 1997, com câmera vista de cima, possibilidade de escolha entre 8 protagonistas e se passa nas cidades de San Andreas, Liberty City e Vice City.
- GTA 2 – Lançado em 1999, o jogo se passa em um “futuro” para a época na cidade fictícia de Anywhere City, mas a jogabilidade é bem parecida com o primeiro.
- GTA III – Lançado em 2001, e foi o primeiro a apresentar a câmera sobre o ombro. Ele se passa em Liberty City e o protagonista é Claude. Foi o primeiro jogo construído em motor de jogo 3D.
- GTA: Vice City – Lançado em 2002, como o próprio nome diz, se passa em Vice City, e um destaque desse título é que foi o primeiro que deu voz ao personagem, Tommy Vercetti. A história se passa 15 anos antes dos eventos de GTA III.
- GTA: San Andreas – Lançado em 2004, a história se passa em San Andreas, que é um mapa baseado nos estados da Califórnia e Nevada contando com as cidades Los Santos, San Fierro e Las Venturas. O protagonista é CJ (Carl Johnson).
- GTA: Advance – Também lançado em 2004, o jogo traz Liberty City para o Game Boy Advance, com mecânicas semelhantes aos dois primeiros jogos da franquia. O protagonista é Mike mas o jogo não fez muito sucesso, sendo considerado um retrocesso.
- GTA: Liberty City Stories – Lançado em 2005, ele chega como uma sequência de GTA III para o PSP, sendo o primeiro título da série em 3D para um portátil. O protagonista é Tony Cipriani e ele também acabou chegando para o PS2 e para smartphones Android e iOS depois.
- GTA: Vice City Stories – Lançado em 2006, ele foi a sequência do Liberty City Stories, também lançado primeiramente para o PSP e depois chegando para o PS2. A história se passa 2 anos anos do GTA: Vice City e o protagonista é Victor “Vic” Vance.
- GTA IV – Lançado em 2008, foi um grande sucesso e marcou a introdução do motor gráfico da própria Rockstar, o Rockstar Advanced Game Engine (RAGE). Graças a isso, trouxe altos níveis de realismo que não eram vistos nos jogos passados, com uma história que se passa em Liberty City e o protagonista da vez é Niko Bellic.
- GTA: Chinatown Wars – Lançado em 2009, esse jogo não é muito conhecido e chega com mecânicas básicas para os aparelhos de com tela sensível ao toque. O protagonista é Huang Lee e a história se passa em Liberty City.
- GTA V – Lançado em 2013, o jogo é um grande sucesso até hoje, com gráficos avançados que foram melhorados com o tempo. Ele foi o primeiro a oferecer 3 protagonistas simultâneos e tem uma história bem extensa.
8. Os atentados de 11 de setembro afetaram o lançamento do GTA III
O executivo Dan Houser da Rockstar revelou para uma revista britânica que os atentados de 11 de setembro tiveram certo impacto no lançamento de GTA III, que aconteceu em 2001. O jogo deveria ser lançado em 19 de setembro, porém eles acabaram adiando essa data porque acharam que seria insensível lançar um jogo tão polêmico e violento nessa época. A data foi adiada para 3 semanas depois.
Esse adiamento também serviu para que eles fizessem algumas pequenas mudanças no jogo. Eles resolveram mudar as cores dos carros de polícia, para que não lembrassem tanto os carros usados pela polícia de Nova York. Até mesmo a rota de um avião que passava pelo mapa foi modificada para que ele não chegasse nem perto dos prédios.
9. Jogo causou polêmicas em vários países
Por ser uma franquia repleta de elementos controversos, GTA já causou muitas polêmicas em diversos países. Quando a atualização Cassino e Resort Diamond chegou para o GTA 5, alguns países proibiram que os jogadores fizessem apostas no multiplayer online, como foi o caso da Argentina, Paraguai, Portugal, China e Coreia do Sul.
Aqui no Brasil, em 2010, uma juíza proibiu as vendas e comercialização da DLC The Ballad of Gay Tony do GTA 4, tudo porque existia uma música que seria um sample não autorizado de um funk, porém a sentença foi derrubada pouco tempo depois.
A Austrália baniu GTA: San Andres em 2008 por causa de uma polêmica envolvendo o mod Hot Coffe, que é um joguinho escondido no título que mostrava cenas de sexo explícito. O jogo também foi proibido na Tailândia no mesmo ano depois de um crime cometido por um jovem que supostamente teria se inspirado no título.
10. GTA V teve 3 anos de produção e mais de 1000 funcionários
GTA V é um jogo revolucionário, e foi lançado com uma capacidade de gráficos que foi um estouro na época e até hoje se destaca pelos seus níveis de realismo. Para preparar cada detalhe do jogo, a equipe da Rockstar começou a trabalhar no título pouco tempo depois do lançamento do GTA IV, em 2008. A fase de pré-produção acabou em 2010 e o jogo foi lançado em 2013.
Inicialmente eram 360 funcionários da Rockstar North trabalhando nesse projeto, porém aos poucos foram entrando também funcionários da Rockstar Leeds, Lincoln, London, New England, San Diego e Toronto. Contando com todos os estúdios, foram mais de 1000 pessoas trabalhando no desenvolvimento de GTA V.
11. GTA V é o produto de entretenimento mais lucrativo da história
GTA V bateu alguns recordes e já ganhou muitos prêmios, mas talvez sua maior conquista foi ter se tornado o produto de entretenimento mais lucrativo da história. Isso quer dizer que não é apenas o jogo de vídeo game mais vendido e mais lucrativo, mas também ultrapassa os lucros de outros tipos de produtos desse tipo como filmes e séries.
Depois de apenas 3 dias do lançamento, o jogo conseguiu faturar US$ 1 bilhão, e até hoje esse recorde não foi superado por nenhum jogo e nenhum filme. E até hoje esse número continua crescendo, principalmente por causa do GTA Online que continua trazendo novidades.
Deixe seu comentário