Fim dos cabos de alimentação para GPUs? Novo conector pode transferir até 600W pela placa-mãe

Fim dos cabos de alimentação para GPUs? Novo conector pode transferir até 600W pela placa-mãe

E se você não precisasse mais puxar um cabo de alimentação da fonte para ligar na sua placa de vídeo? Seria ótimo, não é mesmo? Além de tornar a instalação mais simples, facilitaria a organização interna do gabinete. Pois esse cenário está cada vez mais perto de se tornar realidade.

Leia também
Esta RTX 4090 tem 5 ventoinhas, LED destacável e ocupa 3 slots
AMD anuncia Radeon RX 7800 XT e RX 7700 XT

Novo conector pode fornecer até 600W

O perfil no Twitter @momomo_us, famoso por divulgar informações confiáveis sobre hardware, disponibilizou trechos da documentação oficial do novo modelo de interfaces PCI Express.

Com um encaixe secundário ligado ao conector PCIe principal, a placa-mãe pode fornecer até 600W diretamente, eliminando a exigência de cabos elétricos para as unidades de processamento gráfico (GPUs).

Só para você ter uma ideia, a GeForce RTX 4090, a placa de vídeo mais poderosa da NVIDIA, precisa de mais ou menos 450W para funcionar. Ou seja, este conector auxiliar daria conta de alimentar até mesmo uma GPU extremamente poderosa.

Sobre o conector HPCE

O conector em questão é o HPCE, que já é inclusive empregado em certos sistemas de servidores. Com dimensões ligeiramente superiores a um slot PCIe x1, ele possui 28 terminais, sendo dois grupos de 8 voltados para a alimentação elétrica e dois grupos de 6 destinados aos controladores e à comunicação entre a GPU e a placa-mãe.

Embora não represente uma inovação tecnológica por si só, o slot recém-introduzido tem o potencial de mitigar problemas frequentes em computadores pessoais de alta performance. Quem aí não lembra dos casos de derretimento do conector nas placas RTX 4090?

À medida que as unidades gráficas demandam mais energia, os cabos elétricos podem atingir temperaturas elevadas, colocando em risco a segurança do usuário ou a integridade do PC.

A solução encontrada pela NVIDIA foi usar cabos equipados com pinos extras para ajuste de tensão, como os do tipo 12VHPWR. No entanto, a eficiência desse ajuste é restringida por limitações físicas, resultando em um gerenciamento de energia menos eficaz em comparação com os reguladores integrados à placa-mãe. Quando a regulação de tensão é feita pela placa-mãe, além de uma atuação mais precisa, o componente conta com sensores térmicos para auxiliar no processo.

Ainda não há previsão dele chegar ao mercado

O conector HPCE, portanto, estabelece um canal bidirecional de comunicação entre o sistema de fornecimento de energia e o componente em questão. Isso permite assegurar que nem a tensão nem a corrente excedam os limites térmicos de qualquer componente, aumentando a eficiência e eliminando vulnerabilidades como cabos com conectores susceptíveis ao derretimento.

Tanto o conector HPCE quanto modelos experimentais de unidades gráficas com essa nova interface já foram revelados na Computex 2023. Contudo, os fabricantes de placas-mãe e GPUs ainda não divulgaram produtos finais que incorporem esse novo esquema de alimentação elétrica.

Resta torcer para que os fabricantes de hardware vejam com bons olhos o conector HPCE e o tornem padrão na indústria em um futuro próximo.

Fonte: @momomo_us via Twitter

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X