Sistema de projeção em IMAX para Oppenheimer é controlado por um emulador de PDA lançado há 20 anos

Sistema de projeção em IMAX para Oppenheimer é controlado por um emulador de PDA lançado há 20 anos

Na semana passada estreou nos cinemas de todo o mundo o mais novo filme do diretor Christopher Nolan. Estou falando de Oppenheimer, que conta a história do físico teórico conhecido como “pai da bomba atômica”.

Nolan é totalmente obcecado pela qualidade de imagem de seus filmes. Por isso, um dos grandes atrativos de seu novo longa-metragem é o fato dele ter sido gravado com câmeras IMAX usando rolos de filme de 70 mm. No entanto, toda esta tecnologia atual precisou de uma mãozinha para chegar aos cinemas. Como assim?

Leia também
O que é IMAX? Qual a diferença para uma projeção convencional?
O que é IMAX Enhanced, presente no Disney+?

O sistema de projeção em IMAX para o filme “Oppenheimer” é controlado por um emulador de um Personal Digital Assistant (PDA) lançado há duas décadas.

Emulador do Palm m130 é usado na projeção do filme

A IMAX, conhecida por suas projeções cinematográficas de alta qualidade, divulgou que o lançamento de “Oppenheimer” em 70 mm é especial não apenas pelo filme em si, mas também pela tecnologia que está por trás de sua projeção. O sistema de projeção é controlado por um emulador do Palm m130, um dispositivo da Palm Computing lançado em 2002.

PDA Palm m130
PDA Palm m130

Os PDAs, ou assistentes digitais pessoais, foram os precursores dos smartphones modernos. Entre os mais icônicos, estão os PalmPilots. Estes dispositivos eram a personificação da organização tecnológica portátil no início dos anos 2000. Embora a marca Palm tenha sido descontinuada em 2011, seu legado voltou à vida de maneira inesperada.

O Palm m130, em particular, não era o dispositivo mais avançado de sua época. No entanto, trouxe cor para a série M da Palm e tinha uma tela de 2 polegadas com resolução de 160×160. Mas, apesar de suas especificações modestas para os padrões atuais, é exatamente esse dispositivo que os projetistas da IMAX consideram ideal para controlar a projeção de filmes em 70 mm.

IMAX explicou uso de “tecnologia antiga”

Um vídeo no TikTok da IMAX mostrou que a impressão de 70 mm para “Oppenheimer” é tão grande que eles tiveram que expandir seu prato de filme. Mas o que realmente chamou a atenção foi o PDA emulado de 2002 controlando a operação

@imax

Constantly pushing the boundaries of film 🎞️. #Oppenheimer #ChristopherNolan #IMAX

♬ original sound – IMAX

O emulador do PDA controla as Unidades de Carretel de Giro Rápido. É lá onde os profissionais colocam os rolos de filme físico. Ou você achava que era só apertar Play em um arquivo no Google Drive?

Em resposta à curiosidade do público sobre a escolha da tecnologia, um porta-voz da IMAX explicou que as Unidades de Carretel de Giro Rápido originais operavam em PalmPilots. Para o lançamento de “Oppenheimer”, a IMAX projetou e fabricou um emulador que imita a aparência e a sensação de um PalmPilot, mantendo-o simples e familiar para os projetistas de filmes da IMAX.

Fonte: Ars Technica

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X