Ryzen 9 7945HX 3D: AMD lança primeiro processador com 3D V-Cache para notebooks

Ryzen 9 7945HX 3D: AMD lança primeiro processador com 3D V-Cache para notebooks

A AMD, uma das principais fabricantes de processadores do mundo, surpreendeu o mercado ao anunciar, na última semana, sua mais recente CPU. Estou falando do chip Ryzen 9 7945HX3D.

Este é o primeiro processador da marca destinado a notebooks que vem equipado com a inovadora tecnologia 3D V-Cache. Nos próximos parágrafos daremos mais detalhes sobre o assunto.

Leia também
Esse é o primeiro notebook com processador Ryzen equipado com 3D V-Cache
Falha grave é descoberta em processadores AMD Ryzen; brecha pode ser explorada remotamente

Tecnologia 3D V-Cache é o grande destaque

O Ryzen 9 7945HX3D é equipado com 16 núcleos e 32 threads. O chip opera com uma frequência básica de 2,3 GHz, podendo alcançar picos de até 5,4 GHz. O TDP (Thermal Design Power) é de apenas 55 W. No entanto, o que realmente chama a atenção é a sua memória cache. Com 128 MB em L3 e 16 MB em L2, o processador promete um desempenho excepcional, especialmente em jogos.

A tecnologia 3D V-Cache, exclusiva da AMD, tem como principal característica o “empilhamento” dos módulos de memória cache. Isso aumenta significativamente a quantidade de memória embarcada no chip, resultando em um desempenho superior em diversas aplicações. Essa tecnologia é particularmente benéfica para jogos, onde a rapidez na recuperação de dados é crucial para uma experiência fluida e imersiva.

Donny Wallowski, gerente sênior do marketing de processamento da AMD, explicou com clareza como a tecnologia 3D V-Cache é útil na execução de jogos:

Se [a CPU]não encontrar a informação em cache quando tentar uma instrução, ela terá que ir para a memória do sistema e se tiver que ir para a memória do sistema, levará cerca de 10 vezes mais tempo do que se estivesse no cache.

E assim, com taxas de quadros cada vez mais altas, como 60 FPS, você precisa de um quadro a cada 16 milissegundos, mas com monitores de taxa de atualização alta, em 240 Hz, cai para cerca de quatro milissegundos para cada quadro [ser feito].

Portanto, cada milissegundo conta quando você está executando instruções e está executando taxas de quadros muito altas […] Por isso, o 3D V-Cache é muito efetivo em aumentar a taxa de quadros, pois diminui o tempo necessário para buscar dados e completar as instruções”.

Processador mobile mais rápido do mundo para jogos

Outro ponto de destaque é a arquitetura Zen 4, sobre a qual o Ryzen 9 7945HX3D é construído. Produzido com a litografia de 5 nanômetros da TSMC, o processador promete alta eficiência e desempenho. Além disso, ele vem com uma GPU Radeon 610M de 2 núcleos, operando a uma frequência de 2.200 MHz.

O mundo dos games parece ser o principal foco da AMD com este lançamento. A empresa afirma que o Ryzen 9 7945HX3D é o processador móvel mais rápido do mundo para jogos. Isso é corroborado pela sua impressionante memória cache, que permite ao chip acessar dados cruciais rapidamente, otimizando a experiência em jogos de alta demanda.

O ASUS ROG Scar 17 será o primeiro notebook a vir equipado com o Ryzen 9 7945HX3D. Este poderoso laptop estará disponível para compra a partir de 22 de agosto. O preço oficial do notebook ainda não foi revelado.

Fonte: VideoCardZ

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X