Engenheiros criam método de carregamento sem fio à distância com 80% de eficiência

Engenheiros criam método de carregamento sem fio à distância com 80% de eficiência

O carregamento sem fio está se tornando cada vez mais popular nos aparelhos usados no dia a dia. Seja em smartphones, smartwatches, fones de ouvido e outros, esse tipo de recarga oferece mais praticidade, embora ainda tenha algumas limitações de potência e, consequentemente, tempo de recarga.

Outros fatores também fazem com que essa popularidade não seja mais alta, como o custo dos aparelhos e, principalmente, o fato do dispositivo precisar estar sempre em contato com a base de carregamento. Mas engenheiros da Universidade Aalto desenvolveram um novo sistema que pode ajudar a corrigir isso.

Leia também:

Redmi apresenta novo sistema de carregamento rápido de até 300 W
Realme anuncia tecnologia de carregamento de 240W para smartphones

Carregamento sem fio à distância

Carregamento sem fio

A ideia do carregamento sem fio é boa e oferece mais praticidade, mas na prática não é exatamente assim que acontece. O dispositivo precisa estar conectado a um bloco de carregamento que, por sua vez, precisa estar conectado a uma tomada, e isso as vezes pode tornar o processo ainda mais trabalhoso e menos prático do que o uso de um USB-C.

Com isso em mente, alguns especialistas resolveram trazer uma solução para oferecer um carregamento sem fio mais livre e mais prático nesse sentido. Ou seja, sem precisar que o dispositivo esteja em contato com nenhum dock ou pad de carregamento.

Atualmente é preciso que o aparelho esteja encostado nessas bases porque o carregamento sem fio acontece através da indução magnética, que transfere a energia em curta distância. Esse tipo de indução acaba limitando o alcance do carregador e até mesmo a quantidade de energia transferida, por isso o carregamento sem fio demora mais do que o com fio.

E quanto mais o aparelho é afastado da base, mais a eficiência do carregamento diminui. Esses especialistas vêm estudando uma forma de permitir essa distância entre eles sem que ela afete a eficácia do carregamento.

Foi assim que os engenheiros da Universidade Aalto chegaram a uma solução de sistema de carregamento sem fio que permite que que a transmissão de energia não seja sacrificada com a distância entre a base e o dispositivo.

Carregamento sem fio

Para testar esse sistema, eles usaram duas antenas de loop, cada uma com 7,2 cm de largura. Através de ajustes nas correntes das antenas, eles conseguiram impedir a resistência à radiação nos loops e ao mesmo tempo aumentar sua eficiência. Como resultado, a transferência de energia se manteve alta em mais de 80% mesmo quando eles estavam separados a 18 cm de distância.

Nam Há-Van, que é o principal autor do estudo, falou um pouco sobre a descoberta e como eles conseguiram a façanha.

“Queríamos equilibrar a transferência efetiva de energia com a perda de radiação que sempre acontece em distâncias maiores. Acontece que quando as correntes nas antenas de loop têm amplitudes iguais e fases opostas, podemos cancelar a perda de radiação, aumentando assim a eficiência.”

Usando a tecnologia no futuro

Esse é apenas o primeiro passo, mas um passo importante. A distância de 18 cm não é muita, e não vai fazer tanta diferença na prática, mas ela serve apenas para mostrar que esse tipo de tecnologia é possível, e ela deverá ser aprimorada com o tempo para atingir distâncias cada vez maiores.

Vale a pena destacar aqui o fato de que isso é apenas uma teoria dinâmica por enquanto, ou seja, um estudo de pesquisa. Isso é a base de todas as tecnologias modernas, é como elas surgem, então não significa que já terá um produto capaz de carregar um smartphone a distância, por exemplo.

Ainda assim, com essa possibilidade, surge também uma esperança de que isso pode sim acontecer em um futuro próximo, e talvez aí o carregamento sem fio seja de fato um divisor de águas em aparelhos desse tipo.

Fonte: gizmochina

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X