Esse robô é capaz de recriar receitas a partir de vídeos

Esse robô é capaz de recriar receitas a partir de vídeos

Atualmente a robótica está presente em muitos campos e a cozinha é um deles há muito tempo. A ideia de um robô ajudando ou até mesmo preparando alimentos não é nova, e por isso suas capacidades vêm aumentando e melhorando com o passar dos anos.

Agora, o novo desafio é fazer com que um robô possa aprender e até mesmo recriar uma receita completar apenas ao assistir um vídeo de como ela é feita.

Leia também:

Robôs humanoides responderão perguntas em coletiva promovida pela ONU
As expressões faciais desse robô foram geradas pela tecnologia que equipa o ChatGPT

Robô consegue aprender através de vídeos feitos pelos pesquisadores

A evolução do uso da robótica na cozinha é notória. Ainda em 2015, a Moley Robotics começou a inovar nessa área ao apresentar um robô assistente que conseguia identificar e pegar utensílios de cozinha e até mesmo preparar comidas em uma cozinha que fosse especialmente projetada para ele.

Há pouco tempo, em 2020, alguns restaurantes passaram a realmente usar robôs de cozinha, como foi o caso do White Castle, que apresentou o Flippy, um robô capaz de virar hambúrguer no preparo do alimento, automatizando a ação e economizando tempo.

Robô

Agora, quem está se destacando nessa área são alguns pesquisadores da Universidade de Cambridge. Eles apresentaram um robô “chef” que é capaz de aprender uma receita ao assistir um vídeo e em seguida recriá-la no mundo real.

Na exibição, o robô assistiu a um vídeo com a explicação de 8 receitas de saladas. Depois disso, ele foi capaz de identificar de forma correta as receitas em 93% das vezes e determinou as ações necessárias para prepara-las em 83% das vezes.

O sistema foi alimentado com 16 demonstrações em vídeo de várias receitas com variações e utilizaram diversas redes neuras disponibilizadas de forma pública para convertê-las em tarefas que o robô poderia executar depois.

Foram utilizadas as redes OpenPose e YOLOv5m para analisar cada quadro dos vídeos e entender detalhes como por exemplo a posição das mãos do cozinheiro, os ingredientes usados nas receitas e até mesmo quais utensílios de cozinha são necessários para o preparo.

Depois, os pesquisadores usaram o Modelo Oculto de Markov (HMM), uma abordagem estatística que permite que o robô possa entender a sequência correta de ações. Com isso, ele foi capaz de detectar quando a receita precisava de uma porção maior de um certo ingrediente e até mesmo classificar essas pequenas variações de quantidade no vídeo como erro humano.

Depois desse processo, os pesquisadores mostraram um 9º vídeo, dessa vez com uma receita totalmente diferente das outras. O robô conseguiu identificar a receita como nova de forma correta.

Vale ressaltar que os vídeos de receitas usados foram feitos pelos próprios pesquisadores, já que vídeos da internet geralmente contam com efeitos de transição e até mesmo cortes rápidos para ganhar tempo, o que acabaria dificultando bastante o processo de aprendizado do robô já que ele precisa ter uma visão clara de todo o processo em tempo real, os ingredientes usados e a velocidade certa dos movimentos.

Mas mesmo com todos esses avanços, ainda não é possível afirmar que o robô é capaz de reproduzir qualquer receita a partir de um vídeo. Grzegorz Sochaki, um dos engenheiros envolvidos no projeto, deixou claro que programar um robô para que ele consiga fazer uma variedade de pratos é algo monumental.

O que eles esperam é que, com o tempo, os chefs robôs possam de fato aprender novas receitas de forma fácil e rápida a partir de vídeos postados na internet, mesmo com os cortes e transições.

Substituição de chefs humanos por robôs está próxima?

Sempre que o mercado apresenta um robô capaz de fazer uma função humana, essa é a primeira pergunta que vem a tona. Nesse caso, entretanto, não é algo a se preocupar porque nada indica que robôs poderão substituir chefs de cozinha tão cedo.

Ações mais básicas, como receber pedidos de clientes em restaurantes no drive-thru, realmente poderão ser feitas de forma rápida usando chatbots de IA, porém tarefas mais complicadas como preparar refeições certamente serão quase que impossível de serem replicadas dessa forma.

O próprio robô Moley é um exemplo disso. Ele já está sendo vendido e comercializado como chefs mecânicos, mas não são completos. Para começar, eles não contam com os sentidos táteis, gustativos e olfativos que são essenciais para o processo. Além disso, eles precisam que os utensílios e ingredientes estejam dispostos com antecedência de forma específica, algo que não podem fazer sozinhos, além de precisa de uma supervisão a todo momento durante o preparo.

Robô

Ou seja, não é todo restaurante que pretende pagar cerca de US$ 340.000 em um chef robô que precisa de muita ajuda humana para conseguir ser útil na cozinha e que pode dar algum defeito a qualquer momento, como os de pico.

Fonte: techspot

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X