ASUS lança Zenfone 10; conheça as especificações técnicas do novo flagship

ASUS lança Zenfone 10; conheça as especificações técnicas do novo flagship

Nesta quinta-feira (29) a taiwanesa ASUS anunciou o lançamento do Zenfone 10, o mais recente carro-chefe da empresa. O celular mantém o formato compacto que fez a linha Zenfone tão popular.

O novo smartphone traz várias melhorias significativas em relação ao seu antecessor, com destaque para a tela e as câmeras. Nos próximos parágrafos eu dou mais detalhes sobre todas as especificações técnicas do aparelho.

Leia também
ASUS ROG Ally é lançado oficialmente e chegará ao Brasil
ASUS mostra RTX 4070 com nova abordagem para conexão de energia

Design e hardware

O Zenfone 10 vem equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 2, com até 16 GB de RAM LPDDR5X e até 512 GB de armazenamento UFS 4.0. A ASUS fez questão de destacar que todas as versões do Zenfone 10 utilizam memórias LPDDR5X e UFS 4.0, uma característica que não é tão comum quanto se poderia pensar.

Vale ressaltar que muitos fabricantes utilizam chips de memória mais lentos nas variantes mais básicas de seus smartphones. Isso significa que o acesso à memória RAM e aos arquivos armazenados na memória flash ocorrem de maneira mais lenta. Não é o caso aqui com o Zenfone 10.

O design do Zenfone 10 é semelhante ao da geração anterior, mas com algumas melhorias. A traseira do aparelho é agora mais resistente a marcas e desgastes e é composta por 50% de plástico reciclado, reduzindo as emissões de carbono durante a fabricação. O smartphone está disponível em várias cores, incluindo preto, azul, verde, branco e vermelho.

Tela e câmeras

A tela do Zenfone 10 utiliza um painel AMOLED E4 de 5,9 polegadas, fabricado pela Samsung. Este painel possui uma resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels e proteção Gorilla Glass Victus. A taxa de atualização da tela é de 120 Hz por padrão, mas pode ser configurada para chegar até 144 Hz em jogos.

As câmeras do Zenfone 10 também receberam uma atenção especial. A câmera principal é um sensor Sony IMX766 de 50 MP com estabilização óptica Gimbal. A câmera secundária, por sua vez, utiliza uma lente ultrawide de 13 MP com campo de visão de 120° e função macro.

Sendo assim, não houve necessidade de se montar um conjunto fotográfico com 3 lentes. A câmera frontal foi atualizada para um sensor de 32 MP. É um belo upgrade em comparação com os 12 MP presentes na câmera frontal da geração passada.

A ASUS implementou várias otimizações para aproveitar ao máximo a estabilização Gimbal de seis eixos. Além disso, a empresa desenvolveu a estabilização eletrônica adaptativa (Adaptative EIS), que ajusta o recorte da imagem de acordo com a movimentação detectada pelo telefone, permitindo gravações mais estáveis sem sacrificar o campo de visão. Além disso, há uma série de melhorias no pós-processamento da imagem graças aos algoritmos utilizados pelo cpu da Qualcomm.

Bateria, software e atualizações

A bateria do Zenfone 10, infelizmente, não teve nenhum upgrade. A fabricante manteve a mesma capacidade de 4.300 mAh com carregamento rápido de 30 W. O smartphone também suporta carregamento sem fio de 15 W, que pode carregar o telefone de 0 a 100% em pouco mais de duas horas.

O Zenfone 10 também apresenta várias novidades no software. Baseado no Android 13, o smartphone introduz o Quick Shot, que permite aos usuários tirar uma foto rapidamente pressionando duas vezes o botão de diminuir o volume com a tela desligada.

Além disso, a função ZenTouch 2.0 permite aos usuários navegar pelo telefone usando gestos no sensor de impressões digitais. Ou seja, com este recurso é possível descer páginas de sites lentamente, ver todas as mensagens do painel de notificações e retroceder ou avançar vídeos do YouTube sem precisar tocar na tela. Eu achei uma sacada bem legal.

Com respeito às atualizações do Android, a ASUS garante apenas 2 grandes atualizações do sistema. Ou seja, ele vai até o Android 15. Já as atualizações de segurança estão garantidas por quatro anos.

Preço e disponibilidade

O Zenfone 10 será lançado primeiro na Europa pelo preço de € 799 (cerca de R$ 4.200 em conversão direta). Este também foi o preço de lançamento da geração passada.

A ASUS confirmou que o smartphone também será lançado nos EUA no terceiro trimestre, mas não revelou o preço. A chegada do Zenfone 10 ao Brasil ainda não foi confirmada. Mas a ASUS tem o costume de lançar seus smartphones por aqui.

Especificações técnicas

  • Tela: AMOLED E4 de 5,9 polegadas, resolução Full HD+ de 2400 x 1080 pixels, taxa de atualização variável de 120 Hz (até 144 Hz em jogos), escurecimento PWM, pico de brilho de 1.100 nits, Gorilla Glass Victus;
  • Chipset: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2;
  • Memória RAM: até 16 GB LPDDR5X;
  • Armazenamento interno: até 512 GB UFS 4.0;
  • Câmera traseira: 50 MP (Principal, Sony IMX766, Gimbal OIS) + 13 MP (Ultrawide, f/2.2, 120°);
  • Câmera frontal: 32 MP;
  • Bateria: 4.300 mAh com carregamento rápido de 30 W;
  • Dimensões: 146,5 x 68,1 x 9,4 mm;
  • Peso: 172 g;
  • Extras: 5G, Wi-Fi 7 Tri Band, Bluetooth 5.3, NFC, conector P2, leitor de digitais na lateral, carregamento sem fio de 15 W, som estéreo com otimizações Dirac, áudio espacial Dirac Virtuo para fones de ouvido, certificação IP68;
  • Cores disponíveis: Midnight Black (preto), Starry Blue (azul), Aurora Green (verde), Comet White (branco) e Eclipse Red (vermelho);
  • Sistema operacional: Android 13 sob a Zen UI.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X