ASUS mostra RTX 4070 com nova abordagem para conexão de energia

ASUS mostra RTX 4070 com nova abordagem para conexão de energia

As placas de vídeo podem ser alimentadas diretamente pelo conector PCIe como também por cabos que saem diretamente da fonte e encaixam na parte superior da VGA. Esse segundo modelo é o que figura quando falamos de placas que excedem o que o barramento PCI pode entregar e demandam alimentação externa. A taiwanesa ASUS mostrou um conceito que tenta redefinir essa questão dos conectores de alimentação.

Ao invés dos tradicionais pinos, a placa transfere essa alimentação diretamente para um conector proprietário que fica próximo ao PCI Express x16. Projetado para fornecer até 600W de potência, esse conector pode funcionar como uma alternativa ao 12VHPWR. Essa conexão da ASUS é chamada pela companhia de “GC_HPWR”.

O conceito foi demonstrado ao pessoal do WCCFTech durante uma visita à fábrica da ASUS. Como se trata de uma conexão proprietária, patenteada pela ASUS, o acesso ficará restrito a gama de produtos que a companhia deseja implementar, dentro do seu próprio lineup.

Para a demonstração, a companhia mostrou essa conexão na placa-mãe Z790 TUF Gaming. Modelo que ainda traz outro atrativo, conectores na parte traseira.

A ASUS não é a primeira na implementação de um recurso que fica relacionado apenas com o seu conjunto de componentes. Recentemente a ASRock exibiu uma maneira de transformar uma placa-mãe baseada no chipset B650 numa X670, graças a uma placa de expansão. 

Além da placa-mãe e da placa de vídeo nessa nova abordagem em termos de alimentação, a companhia também exibiu um gabinete já preparado para acomodar os hardwares com esse novo layout.

A expectativa é que esses produtos cheguem ao mercado ainda este ano.

Inscreva-se no canal do Hardware.com.br

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X