Em breve será possível ter diálogo natural com NPCs graças à IA da NVIDIA

Em breve será possível ter diálogo natural com NPCs graças à IA da NVIDIA

A NVIDIA, uma das maiores fabricantes de chips gráficos do mundo, revelou uma tecnologia que promete transformar a maneira como os jogadores interagem com personagens não jogáveis (NPCs – Non-Playable Characters) em videogames.

Estou falando da tecnologia  Avatar Cloud Engine (ACE). Trata-se de uma ferramenta que permite aos jogadores conversar naturalmente com NPCs e receber respostas apropriadas. É lógico que por trás dessa tecnologia existe alguma LLM (large Language Model), tal qual a usada em plataformas como o ChatGPT.

Leia também
DGX GH200 é o novo supercomputador da Nvidia para IA com 1 exaflop de potência
Microsoft e AMD se aliam para desenvolver chips de IA e tomar liderança da NVIDIA

ACE promete tornar NPCs mais inteligentes

A ACE foi revelada durante a Computex 2023 em Taipei (Taiwan), onde a NVIDIA demonstrou um jogo chamado Kairos. No jogo, o personagem jogável conversa com um NPC chamado Jin em uma loja de ramen de aparência distópica.

Em vez de selecionar opções de diálogo pré-determinadas, o jogador pode simplesmente perguntar algo através do microfone e receber uma resposta do personagem do jogo.

A demonstração foi construída em parceria com a Convai para promover a ACE. Esta nova tecnologia pode ser executada tanto localmente quanto na nuvem. A ACE utiliza a ferramenta NeMo da NVIDIA para construir, personalizar e implantar modelos de linguagem de grande porte que podem ser personalizados com histórias e antecedentes de personagens.

Além disso, utiliza uma ferramenta de reconhecimento de fala e texto para fala chamada Riva. Essa ferramenta é utilizada junto com o Omniverse Audio2Face, também da NVIDIA, que cria animações faciais expressivas de um personagem de jogo para combinar com qualquer faixa de fala.

Abaixo você confere o vídeo de demonstração da tecnologia ACE:

Ainda há muito para evoluir

Embora a demonstração tenha sido visualmente impressionante, graças ao uso do Unreal Engine 5 e dos recursos de ray tracing, o diálogo gerado pela IA ainda deixou a desejar. As respostas de Jin, o NPC, pareciam um pouco rígidas e roteirizadas. No entanto, a NVIDIA acredita que a tecnologia tem o potencial de tornar as interações nos jogos muito mais ricas e complexas.

Disso não há nenhuma dúvida. Quando esta tecnologia estiver bem amadurecida, creio que os NPCs poderão ter diálogos bem mais naturais, realistas e não roteirizados. Bem diferente de como acontece agora em jogos de mundo aberto, por exemplo.

Jason Paul, vice-presidente da plataforma GeForce, afirmou que a tecnologia pode ser usada em mais de um personagem ao mesmo tempo e que dois NPCs poderiam até mesmo conversar entre si. No entanto, ele admitiu que essa possibilidade ainda não foi testada.

Sem previsão de estreia

Ainda não está claro se algum desenvolvedor adotará a ACE da maneira como a demonstração sugere. No entanto, já se sabe que os jogos S.T.A.L.K.E.R. 2: Heart of Chernobyl e Fort Solis utilizarão o Omniverse Audio2Face.

A NVIDIA não anunciou quando a ACE estará disponível para os desenvolvedores, mas a demonstração de Kairos oferece uma visão fascinante do futuro dos videogames. Com a ACE, os desenvolvedores poderão tornar os jogos mais imersivos e interativos, permitindo que os jogadores tenham conversas naturais com NPCs, em vez de selecionar opções de diálogo pré-determinadas.

Fontes: Engadget e The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X