Apple passa a Motorola e torna-se segunda marca com mais celulares em uso no Brasil

Apple passa a Motorola e torna-se segunda marca com mais celulares em uso no Brasil

A Motorola sempre esteve muito em alta no Brasil principalmente por oferecer diversas opções de smartphones mais acessíveis. Porém, atualmente a empresa acaba de perder o título de segunda mais usada no país para a Apple.

Quem revelou os dados foi o portal Statcounter, que fez uma pesquisa mostrando a proporção de smartphones ativos através do uso dos seus mais de 1,5 milhão de sites monitorados. Essa quantia oferece mais de 5 bilhões de visualizações a cada mês.

Leia também:

Apple vs Epic Games: Tribunal decide a favor da Maçã, mas App Store pode ter mudanças
Vendas mundiais de PCs caíram 29% no primeiro trimestre: Apple foi a mais prejudicada

Motorola ainda pode passar da Apple novamente

Apple

Com isso, o portal consegue fazer uma média de quais são os modelos de smartphones que estão mais em uso no Brasil. Vale ressaltar que isso não significa qual marca vendeu mais nesse período e sim quais são os aparelhos atualmente ativos no país. A pesquisa em questão levantou dados de uso do mês de abril.

Foi nesse mês que eles conseguiram registrar mais acessos aos sites por smartphones da Apple do que da Motorola, o que fez com que a empresa da Maçã saltasse para segundo lugar com números de aparelhos sendo usados no Brasil atualmente. Em março a porcentagem de uso dos iPhones era de 15,67% e agora em abril ela chegou a 20,77% entre os brasileiros.

E assim como a Apple teve esse crescimento considerável, a Motorola teve uma queda também significativa, passando de 22,6% de presença para 19,99% de março para abril.

Vale ressaltar, entretanto, que a disputa entre as duas empresas continua acirrada, com a Apple passando por questões de décimos da porcentagem, o que indica que esse quadro pode ser revertido nos próximos meses e a Motorola voltar para sua posição de 2º lugar.

Samsung segue líder disparada e LG ainda tem presença forte

Apple

Ainda assim, ambas continuam bem atrás da campeã, a Samsung, que atualmente representa 40,71% dos smartphones usados no Brasil. Porém, a fabricante sul coreana também experimentou uma queda dessa porcentagem com uma tendência de continuar assim, batendo agora em abril a menor porcentagem desde setembro do ano passado.

Mesmo com essas quedas, as outras empresas ainda têm um longo caminho até se aproximar dela, entretanto. A Xiaomi aparece em 4º lugar, e sua porcentagem é a que se manteve mais estável nos últimos meses, sempre na faixa dos 12% desde maio do ano passado. Isso é bom já que mantém uma boa relevância de uso, mas ao mesmo tempo é ruim porque não mostra sinais de que vai aumentar sua presença por aqui tão cedo.

Um destaque do ranking vai para a LG, que se mantém como a quinta empresa na lista mesmo já tendo encerrado a divisão de smartphones há mais de 2 anos. Isso mostra que ainda tem muita gente usando os aparelhos mais antigos da empresa, mesmo depois de descontinuados e desatualizados. Isso é comum, já que no Brasil as pessoas tendem a demorar mais para trocar de aparelhos.

As outras fabricantes que estão no ranking das 10 empresas com maior presença no mercado brasileiro no segmento de smartphones de acordo com a pesquisa da Startcounter são a ASUS, Realme, Nokia e Huawei, porém com porcentagens bem pequenas que não chegam nem ao 1%. Confira como fica o ranking final:

  1. Samsung: 40,71%
  2. Apple: 20,77%
  3. Motorola: 19,99%
  4. Xiaomi: 12,83%
  5. LG: 3,23%
  6. Asus: 0,7%
  7. Marca desconhecida: 0,54%
  8. Realme: 0,24%
  9. Nokia: 0,21%
  10. Huawei: 0,14%

Fonte: StartCounter

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X