IA a serviço do usuário: Google integra inteligência artificial ao Docs e Gmail

IA a serviço do usuário: Google integra inteligência artificial ao Docs e Gmail

O Google anunciou nesta terça-feira (14) uma grande atualização para o Google Workspace. A companhia integrou inteligência artificial (IA) a ferramentas como Gmail e Google Docs.

A novidade permitirá que os usuários criem e-mails, documentos e apresentações com mais facilidade, agilizando e otimizando processos de comunicação e colaboração. Nos próximos parágrafos conto tudo sobre a novidade.

Leia também
13 curiosidades sobre a inteligência artificial
O que é inteligência artificial?

Novas funções no Google Workspace graças à inteligência artificial

Os recursos de IA disponibilizados pelo Google possibilitarão, por exemplo, resumir conversas por e-mail com diversos participantes, destacando os principais pontos abordados por cada pessoa. Além disso, a inteligência artificial poderá auxiliar na elaboração de respostas mais completas e formais, adaptando-se ao contexto e ao tom da conversa.

No Google Docs, a IA será capaz de gerar briefings com base em informações discutidas nos e-mails. Os usuários poderão ajustar o tom do texto gerado caso desejem uma abordagem mais informal ou mais séria. A ferramenta também facilitará a realização de brainstorms e revisões de documentos.

Já no Google Slides, a inteligência artificial possibilitará a criação automática de apresentações a partir de documentos, incluindo imagens, áudio e vídeo gerados automaticamente. No Google Sheets, a IA auxiliará na análise e interpretação de dados brutos, preenchendo automaticamente linhas e colunas, gerando fórmulas e categorizando informações contextualmente.

A IA estará presente até mesmo nas ferramentas de comunicação, como o Google Meet e o Google Chat. No Meet, a tecnologia poderá fazer anotações durante reuniões, enquanto no Chat será possível gerar fluxos de trabalho baseados nas conversas.

Inteligência artificial também estará à disposição para desenvolvedores

Inicialmente, o Gmail e o Docs serão os primeiros a receber os novos recursos. Posteriormente, a integração da IA será expandida para os demais aplicativos do Google Workspace.

Essa atualização coloca o Google em uma posição mais competitiva no mercado. Vale ressaltar que outras empresas, como a Microsoft, já oferecem ferramentas similares, como a integração do GPT no Microsoft Teams e no Viva Sales.

Além dos usuários finais do Workspace, empresas e desenvolvedores também poderão tirar proveito das ferramentas de inteligência artificial oferecidas pelo Google. A IA generativa será integrada ao Vertex AI, parte do Google Cloud, permitindo que companhias criem e ajustem prompts de acordo com seus próprios dados.

O Google também desenvolveu o Generative AI App Builder. Esta plataforma possibilita a criação de assistentes digitais e interfaces de chat personalizadas para entidades governamentais e empresas. Desenvolvedores, por sua vez, terão acesso à API da PaLM, um dos modelos de linguagem natural do Google.

Para facilitar a integração da IA em aplicativos, a gigante das buscas criou o MakerSuite, uma ferramenta de prototipagem rápida e fácil. É importante ressaltar que a colaboração entre os usuários e a inteligência artificial é fundamental para o sucesso dessas ferramentas. O Google está comprometido em respeitar a privacidade dos dados dos usuários e desenvolver salvaguardas contra abusos, sempre mantendo o controle nas mãos dos usuários.

Quando estará disponível

A implementação desses novos recursos será feita inicialmente por meio de um programa de testadores confiáveis, antes de ser disponibilizado para o público em geral.

A fase de testes ocorrerá inicialmente nos Estados Unidos e em inglês. A intenção é colher feedback dos usuários e aprimorar a experiência antes de expandir o lançamento para consumidores, pequenas empresas, instituições educacionais e corporações em outros países e idiomas.

Fontes: Google Workspace (Blog); Google (The Keyword) e Google Developers

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X