Galaxy S22 e S21 FE agora são vendidos com carregador na caixa no Brasil

Galaxy S22 e S21 FE agora são vendidos com carregador na caixa no Brasil

A Samsung finalmente está começando a se dar como vencida na luta contra a venda de smartphones sem o carregador na caixa aqui no Brasil. A empresa sul-coreana já anunciou que, a partir dessa semana, os modelos dos aparelhos Galaxy S22 e Galaxy S21 FE fabricados e vendidos por aqui, contarão com o item na hora da venda.

Para isso, eles vão atualizar a embalagem dos aparelhos, até mesmo dos que já estão nas lojas, para contar com o carregador da tomada, um item que é essencial para conseguir usar o aparelho. De acordo com a empresa, a medida foi tomada como parte do “compromisso da Samsung em ouvir seus consumidores”.

Leia também:

Apple terá que fornecer carregador para qualquer modelo de iPhone vendido no Brasil
Anatel visa padronizar carregadores de celular no Brasil

Aos poucos todos os smartphones da Samsung voltam a oferecer carregador na caixa

carregador

Aos poucos a Samsung vai se rendendo às leis do Código do Consumidor brasileiro, depois que diversos Procons de estados diferentes entraram com ações tanto contra ela quanto contra a Apple, que foi quem começou com essa história.

Em 2020, a empresa da Maçã decidiu vender os novos iPhones da época (iPhone 12) sem os carregadores na caixa, alegando que a maioria dos consumidores já possuem o item de aparelhos antigos e que essa medida iria ajudar a diminuir a emissão de gases na atmosfera e também geraria um menor descarte eletrônico já que os consumidores não jogariam fora os antigos.

Porém, a verdade é que essa alegação já foi refutada de algumas formas. Primeiro que aqui no Brasil, muitos dos iPhones “antigos” de quem compra um novo acaba sendo revendido ou repassado para outra pessoa. Segundo, que muitos dos usuários, mesmo já tendo um antigo, acabavam optando por comprar um carregador novo, até mesmo porque muitos tinham os carregadores mais antigos com saída USB-A e os novos aparelhos vêm com cabo com saída USB-C.

Ou seja, a Apple continuou produzindo os carregadores e vendendo por fora, o que no fim acabou dando no mesmo em termos de emissão de carbono.

Essas e outras alegações foram usadas nos processos abertos no Procon de alguns estados brasileiros, sem contar que a retirada do item fere os direitos do consumidor já que ele é essencial para o funcionamento do smartphone. Forçar o usuário a comprar por fora é visto como “venda casada”.

Isso também aconteceu com a Samsung, e a partir do momento que o Procon começou a notificar as lojas, a empresa sul coreana agiu para tentar contornar a situação por aqui. O primeiro passo foi começar o programa de resgate, que permitia que os usuários que comprassem certos modelos de smartphones da empresa, pudessem se cadastrar para receber o acessório de forma gratuita.

carregador

Depois, ela finalmente começou a incluir o carregador de volta na caixa na hora da compra, o que é mais fácil e justo. É o caso dos modelos Galaxy S22 e Galaxy S21 FE. No caso do S22, ele já começa a ter o carregador incluso na caixa em todos os modelos que forem fabricados a partir do dia 29 de março. Já no S21 FE, eles começarão a ter o carregador nos aparelhos que forem fabricados a partir de abril.

A empresa revelou que vai atualizar a caixa dos aparelhos fabricados antes dessa data, mas isso pode levar um tempo. Então quem comprar um dos modelos e a caixa não estiver atualizada com o carregador, ainda é possível resgatar o acessório de forma gratuita.

Isso também serve para outros aparelhos da marca que ainda estão sendo vendidos sem o carregador na caixa por aqui como o Galaxy S21, Galaxy S21 Plus, Galaxy S21 Ultra, Galaxy S22 Plus e Galaxy S22 Ultra, e também os modelos dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Galaxy Z Flip 3.

Em relação aos modelos mais novos da empresa, a Samsung voltou a vende-los com o carregador da caixa aqui no Brasil desde o seu lançamento, mais precisamente os modelos que foram lançados a partir de agosto do ano passado. São eles os Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Fold 4, além a linha Galaxy S23 e os modelos lançados recentemente Galaxy A34 e Galaxy A54.

Fonte: Samsung 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X