WhatsApp prepara Newsletter para competir com os canais do Telegram

WhatsApp prepara Newsletter para competir com os canais do Telegram

O WhatsApp já está trabalhando em uma novidade bastante interessante para a plataforma, a chamada “Newsletter”. Quem descobriu o novo recurso foi o pessoal do WABetaInfo, trazendo assim mais informações sobre o que esperar da ferramenta.

O Newsletter será um chat de disparo em massa, que iria funcionar basicamente como os canais do Telegram. Dessa forma, os chats serão usados para enviar mensagens importantes para diversas pessoas que participam dele.

Leia também:

Transcrições de áudio e agendamento de chamadas em grupo serão as próximas novidades do WhatsApp
Status do WhatsApp ganha novidades como “Melhores Amigos” e mais

Newsletter do WhatsApp permitirá anúncios para várias pessoas

De acordo com o WABetaInfo, o principal objetivo do Newsletter seria justamente trazer uma forma de enviar e receber de forma fácil e prática algumas atualizações que podem ser importantes para pessoas e grupos. Nesse caso poderá ser usado até mesmo por autoridades locais, ou times esportivos e outros tipos de organizações.

Isso porque esses grupos poderão ter um número muito grande de pessoas, provavelmente ilimitado já que até o momento esse número não foi definido. Caso seja limitado, esse limite deverá ser de pelo menos milhares ou mais, ou seja, um número maior do que das Comunidades. Lembrando que um grupo tradicional na plataforma pode ter até 1.024 pessoas.

Mas é preciso ficar atento porque os próprios usuários que vão escolher quais newsletter eles vão seguir, então dá para selecionar aqueles assuntos que mais interessam. Também é possível sair de um canal de newsletter a qualquer momento.

Mudanças entre Newsletters e grupos tradicionais

WhatsApp

Uma grade mudanças em relação aos grupos tradicionais é que no caso das newsletters é possível escolher se a lista de participantes ficará visível ou não. Ou seja, caso não fique visível, um participante não poderá saber quais são as outras pessoas que seguem aquela newsletter, evitando assim interações que não são bem vindas e garantindo sua privacidade.

Como a ideia da newsletter é trazer anúncios públicos e não ter conversas particulares, nesse caso ela não contará com proteção por criptografia de ponta a ponta como acontece com os outros recursos de conversas do WhatsApp. Isso porque como as mensagens são públicas e são anúncios, não tem problema que elas sejam vistas caso sejam interceptadas.

“Como será possível atingir um número indefinido e grande de pessoas, os boletins não são protegidos contra criptografia de ponta a ponta porque o design unidirecional e um para muitos do recurso significa que não há benefício prático de privacidade de criptografia de ponta a ponta para os usuários. No entanto, o número de telefone dos utilizadores que criam e subscrevem uma newsletter é sempre mascarado e escondido, de forma a evitar a divulgação da sua identidade.”

O novo recurso ganhará um espaço separado das conversas tradicionais, o que ajuda tanto na organização quanto na privacidade do usuário. Ele ficará disponível na aba Status, então caso o usuário se inscreva em uma newsletter, isso não vai afetar a segurança das suas outras conversas.

Além de avisos de órgãos do governos, times e organizações variadas, o recurso também poderá ser usado por marcas como uma forma de publicidade, como já acontece no Telegram. Obviamente nesse caso não se torna uma prática desconfortável já que o usuário não receberá os comunicados a menos que esteja inscrito na newsletter de cada marca.

Ainda assim, é uma forma da empresa monetizar o aplicativo.

Quando o recurso estará disponível?

Por enquanto as informações sobre as Newsletters ainda são preliminares, então não há nada oficialmente confirmado. Inclusive até o nome poderá sofrer mudanças. O próprio site WABetaInfo deixou claro que esses detalhes descobertos ainda são bem poucos, então não há informações mais concretas como por exemplo uma data para lançamento.

Porém o novo recurso parece de fato plausível e pode trazer uma solução muito interessante, principalmente por ser a plataforma de mensagens mais usadas no mundo. Os canais do Telegram já provam que a ideia é boa, já que atualmente eles são usados de diversas formas, seja por estabelecimentos quanto para veículos de notícia e até mesmo governos como forma de enviar mensagens importantes para os seguidores.

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X