Novo recurso do Spotify traz DJ virtual com sugestões de músicas e comentários sobre artistas

Novo recurso do Spotify traz DJ virtual com sugestões de músicas e comentários sobre artistas

Recursos que utilizam Inteligência Artificial (AI) estão se tornando cada vez mais populares, e por isso muitos aplicativos estão destacando algumas de suas soluções nesse segmento. É o caso do Spotify, que acabou de anunciar um novo recurso de DJ que é alimentado por AI e que promete ajudar o usuário a encontrar músicas de forma mais fácil e com direito a locução.

O novo recurso é chamado simplesmente de DJ, e chega como uma opção para quem quer ouvir música boa mas não sabe exatamente qual. É como um DJ pessoal, que vai selecionar as músicas a depender do gosto do usuário e ainda vai adicionar alguns comentários gerados por computador sobre as faixas e o que as tornam tão especiais.

Leia também:

Spotify bate próprias metas e chega a 205 milhões de assinantes, uma marca histórica
Sony lança novo Walkman com Android 12 e conexão com Spotify e preço de smartphone

Experiência de rádio com locução

Spotify

O novo recurso AI do Spotify é quase como um rádio personalizado, com direito a locutor e tudo. Ele na verdade é uma ferramenta de curadoria do aplicativo, que consegue identificar a depender do algoritmo do serviço as músicas que o usuário poderá gostar com base no que ele já escutou e escuta.

Já a voz do “locutor” foi inspirada na voz do chefe de parcerias culturais do Spotify, chamado de Xavier “X” Jernigan. Após algumas músicas, o DJ faz alguns comentários engraçados ou com informações sobre hábitos de audição e até mesmo curiosidades sobre a música, o artista ou o álbum a qual ela faz parte.

Embora o DJ seja uma novidade no aplicativo, o uso de inteligência artificial não é. O serviço já conta com outras ferramentas de AI, como por exemplo para criar playlists personalizadas como as diversas mixes.

JJ Italiano, chefe de sucessos globais do Spotify, falou um pouco sobre a novidade da plataforma durante um evento para a imprensa que aconteceu no escritório da empresa no Brooklyn essa semana.

“[O DJ] nos dá a capacidade de aproveitar o poder da contextualização para ajudar a contar as histórias dos artistas e falar sobre as músicas um pouco mais profundamente. Essa é uma ferramenta que não tínhamos no passado, com a qual estamos muito entusiasmados.”

Como acessar o DJ?

Spotify

Por enquanto o recurso ainda está em fase beta para os usuários do Spotify Premium nos Estados Unidos e no Canadá.

O novo recurso poderá ser acessado no feed de músicas na página inicial do aplicativo para smartphones. Ele estará destacado dentro de um círculo verde pulsante com um fundo azul bem vívido. Ao clicar nessa opção, o DJ começará o seu processo de IA para selecionar algumas músicas personalizadas e os comentários surgem após 4 ou 5 músicas, como acontece nos rádios.

Caso as músicas escolhidas pelo DJ não agradem naquele momento, dá para tocar no botão DJ novamente que ficará localizado na parte inferior direita da tela para que ele mude o clima e escolha outras canções.

A IA que alimenta o novo recurso do Spotify foi desenvolvida pela Sonatic após sua aquisição pela empresa. A Sonatic é uma empresa de tecnologia com sede em Londres que é especializada justamente em recursos de vozes de IA. E para imitar a voz de Jernigam, eles tiveram cuidados dobrados em detalhes como gerando scripts com base na cadência de voz dele, inflexões de palavras e até mesmo o uso de gírias.

De acordo com o próprio Jernigan, se eles mudarem uma vírgula no script para um ponto ou reticências, isso já é o suficiente para que a voz IA muda de inflexão.

Spotify mais preocupado com a personalização

Um dos pontos fortes da plataforma de streaming de música é justamente o fato de cada experiência ser única para cada usuário. Essa possibilidade de personalização da plataforma agrada 81% dos seus assinantes, de acordo com o próprio Spotify, então não é uma surpresa que eles continuem sempre investindo nesse sentido.

Um grande exemplo disso é o Spotify Wrapped, que oferece um resumo anual do que foi escutado por cada usuário de forma exclusiva e que pode ser compartilhado com outras pessoas, algo que se tornou uma febre nos últimos anos.

A chegada do DJ é mais um esforço nessa direção, trazendo mais uma forma de fazer com que o usuário se sinta mais representado pela plataforma. Além de trazer uma forma mais interessante de conhecer novas músicas ou evitar o trabalho de pensar em qual playlist quer ouvir, ele ainda traz os comentários de locutor, que podem deixar a experiência mais envolvente e interessante, de acordo com a empresa.

Porém, no final das contas, o DJ acaba se tornando mais um recurso que é interessante, mas não totalmente necessário. Na verdade, ele é uma humanização das listas de reprodução que já existem no aplicativo e que já são geradas pela IA do Spotify. Isso porque já existem opções de playlists que indicam novas músicas de acordo com o gosto do usuário.

Isso mostra que além de estar dedicado a trazer mais opções de personalização da plataforma, a empresa também pretende surfar nessa nova onda de produtos avançados de IA, principalmente com o aumento da popularidade desse tipo de tecnologia nos últimos dias.

Fonte: gizmodo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X