Microsoft exibe anúncio gigante no Windows 10 incentivando o upgrade para o Windows 11

Microsoft exibe anúncio gigante no Windows 10 incentivando o upgrade para o Windows 11

Surgiu no Reddit o relato de um usuário que se deparou com a mais nova estratégia da Microsoft para incentivar a adoção do Windows 11. Segundo um print postado no fórum, e que já foi apagado, é possível observar uma grande mensagem numa tela do Windows 10 com a seguinte mensagem: “desbloqueado, você está qualificado para uma atualização gratuita para o Windows 11”.

Esse alerta chamativo teria aparecido para usuários do Windows 10 nas versões 21H2 e 22H2 no último fim de semana. Além da mensagem em destaque, é possível observar que, nos botões logo abaixo do texto, é permitido apenas aceitar o upgrade ou agendar para outro momento. Para recusar e permanecer no Windows 10 é preciso clicar na frase “ficar no Windows 10”, posicionada bem distante de todo o contexto da mensagem.

Essa não é a primeira vez que a Microsoft recorre a um método invasivo para promover a adoção de um upgrade que ela considera fundamental. Táticas similares foram utilizadas para adoção do Windows 10, gerando, inclusive, momentos curiosos, como a exibição da tela de recomendação do upgrade durante o quadro da previsão do tempo do canal americano KCCI 8 News.

Parte dessa estratégia tinha como objetivo cumprir a meta pública que a Microsoft estabeleceu com o lançamento do Windows 10. A empresa previa alcançar1 bilhão de instalações do sistema após 3 anos de lançamento, meta que não foi alcançada. A marca foi atingida somente em 2020, 5 anos após a chegada do SO.

Você também deve ler!

Windows 11 22H2 é o melhor para jogos, de acordo com a Microsoft

Quais são as diferenças entre o Windows 11 Pro e o Home?

O Windows 11 segue lentamente ganhando terreno, aumentando sua participação de mercado. Em 2022, a quota de mercado do Windows 10 caiu de 82% para 69%, enquanto o Windows 11 alcançou 17% de share. Atualmente a versão mais recente do sistema da Microsoft está com 18,13%, segundo dados da StatCounter. O Top 5 Windows com as maiores quotas de mercado no momento são os seguintes:

  • Windows 10 – 68,75%
  • Windows 11 – 18,13%
  • Windows 7 – 9,62%
  • Windows 8.1 – 2,31%
  • Windows 8 – 0,62%

Em sua loja oficial, a Microsoft já não vende mais licenças para o Windows 10, direcionando seus esforços ao Windows 11. Em termos de suporte, o Windows 10 está assegurado até 14 de outubro de 2025, até lá, a companhia manterá o lançamento de updates relacionados com atualizações de segurança que ajudam a proteger seu PC contra vírus, spyware e outras formas de malware.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X