Google anuncia medidas de segurança como desfocar imagens impróprias e biometria em senhas

Google anuncia medidas de segurança como desfocar imagens impróprias e biometria em senhas

Nessa semana, comemorou-se o Dia da Internet Segura, e por isso muitas empresas homenagearam essa data com pesquisas e inovações na área de segurança online. Uma dessas empresas foi o Google, que aproveitou a ocasião para anunciar mais duas medidas de segurança que chegam para os seus serviços.

A primeira delas é o recurso que desfoca imagens impróprias quando elas aparecem nos resultados das buscas quando o SafeSearch está ativado. A segunda é a chegada da biometria como forma de autenticação junto com o gerenciador de senhas deles.

Leia também:

Cisco oferece 1.500 bolsas de estudos em cursos profissionalizantes de segurança digital
Cibersegurança: 52% das ameaças acontecem devido ao uso de mídias removíveis, como o pendrive

Mais segurança nas soluções do Google

segurança

O recurso de desfocar imagens impróprias já está ativo para quem é menor de 18 anos de idade, e chegará para todos nos próximos meses de acordo com a empresa. Ela em breve se tornará uma função já padrão da plataforma e vai ficar ativa até mesmo durante as navegações anônimas ou com utilizadores não logados.

O objetivo é impedir a visualização livre de imagens explícitas, ou seja, com conteúdo impróprio ou sensível. É uma ferramenta pensada tanto pelo aumento do uso de dispositivos móveis e computadores pelas crianças quanto também para quem não gosta de ver imagens do tipo.

Já a segunda mudança estará disponível para os aparelhos que são compatíveis com a biometria, já que ela será usada como mais uma camada de proteção durante a autenticação do usuário usando as senhas salvas no gerenciador da empresa.

Essa solução também fará parte dos smartphones com iOS, e nesse caso será adicionado o uso do Face ID, que poderá proteger não só o sistema operacional mas também aplicativos. Com isso, o usuário poderá escolher os aplicativos que só ele poderá abrir, além de limitar também o acesso navegadores, abas, histórico e outros.

O Google Drive também ganhará um novo recurso de proteção. Nos próximos dias a versão de testes do serviço, ou seja, a verão beta, já vai começar a receber uma cama extra de segurança. O Drive criará uma pasta exclusiva para enviar todos os arquivos que sejam sinalizados como spam, permitindo separar esse conteúdo e reportar de forma fácil.

Google lança vídeos educativos para crianças

Além dessas soluções de segurança, o Google também anunciou uma nova lista de reprodução com vídeos interativos e educativos feitos para crianças e que ensinam mais um pouco sobre o uso seguro da internet. Essa lista de reprodução é acessada através do Youtube Kids, clicando aqui.

Eles trazem conteúdos importantes e dicas de como se manter seguro durante o uso da internet, que pode ser essencial para um bom aproveitamento da ferramenta por crianças e jovens. É ideal para serem vistas por pais e filhos juntos, assim eles podem conversar sobre o assunto e os pais podem dar mais dicas e explicar a importância desse assunto. É uma forma de garantir um acesso seguro e se livrar de golpes.

A lista conta com diversos outros materiais educativos já existentes na plataforma, selecionados com esse assunto em mente. Além disso, já foram disponibilizados também outros tipos de recursos para ensinar a segurança da internet para crianças, como a revista especial da Turma da Mônica, que traz alguns jogos online e que foi lançada no ano passado.

Ela pode ser conferida clicando aqui, e surgiu através de uma parceria entre o Google e a Maurício de Sousa Produções para trazer o assunto de forma leve e divertida para pais e filhos. Em Turma da Mônica em Proteção aos Dados Pessoais, é possível conhecer o Professor Spada, que mostra a Mônica e a sua mãe como manter a segurança na internet.

As pessoas estão mais interessadas no assunto

Ainda para celebrar o Dia da Internet Segura, o Google divulgou alguns dados sobre o seu sistema de busca que revelam que as pessoas estão cada vez mais interessadas sobre esse assunto, especialmente os brasileiros.

Por aqui houve um aumento de 80% das pesquisas sobre “gerenciador de senhas” em 2021. Já o termo “golpe” nas buscas teve um aumento de 150% desde 2018. Outro termo que teve um aumento considerável nas pesquisas foi “recuperar senha”, que foi procurado 50% mais vezes do que há 5 anos.

Isso prova que os perigos na internet estão se tornando cada vez mais claros, com pessoas se dando conta de que entender melhor e se proteger ainda é o melhor caminho. De acordo com o Google, isso mostra que os usuários estão mais preocupados com sua vida digital já que ela se tornou tão importante e estão buscando por formas de proteção e soluções seguras.

O conhecimento sobre isso é essencial em muitos casos para evitar cair em golpes, e uma pesquisa atual da Kaspersky mostrou que no Brasil alguns dos golpes mais usados podem ser facilmente evitados. Confira a matéria sobre o assunto clicando aqui.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X