Apple anuncia correções de segurança importantes do iOS 16.3

Apple anuncia correções de segurança importantes do iOS 16.3

É comum que os sistemas operacionais ganhem atualizações periódicas, principalmente com correções em termos de segurança para os aparelhos. Prova disso está na nova atualização 16.3 do iOS, que, de acordo com a Apple, traz algumas correções para falhas de segurança que eram graves nos seus dispositivos.

Uma das correções foi a solução problema na validação de certificados dos aparelhos, o que estava causando um ataque de negação de serviço contra os aparelhos da empresa. Além disso, o iOS também ganhou uma proteção maior conta a execução de códigos e arquivos maliciosos de forma remota.

Leia também:

iOS 16.3.1 é lançado com correção para o recurso de Detector de Colisão e mais
Recurso de detecção de acidente do iPhone 14 está emitindo diversas chamadas falsas

Atualização do iOS 16.3 trouxe correções de brechas perigosas

iOS 16.3

A atualização do 16.3 foi lançada no mês passado, em janeiro, porém as novas correções só apareceram agora na atualização de notas referentes ao update.

Em relação as melhorias de segurança, eles revelaram que resolveram o problema que estava presente no recurso de reporte de travamentos para a empresa. O erro permitia que o sistema pudesse ler arquivos perigosos como se eles fizessem parte dos padrões, ou seja, como se fosse parte já do sistema e não algo novo.

Outra correção foi feita no framework Foundation, já que o erro permitia que o sistema pudesse executar códigos maliciosos no dispositivo, garantindo privilégios de administrador para os criminosos e até mesmo ignorando barreiras de proteção do iOS.

O fato dessas novidades só terem sido reveladas agora, dias depois da atualização, ainda não é conhecido. A Apple não falou sobre isso, mas deixou claro que o principal objetivo é manter os usuários sempre protegidos. Eles também revelaram que eram brechas zero-day, então se eles revelassem a existência delas antes de lançar o update com correções, abria brecha para que houvessem mais ataques contra os usuários.

Além dessas melhorias na segurança e correção das brechas, a atualização também trouxe mais novidades para o sistema operacional. Entre elas está a correção de bugs relacionados ao recurso de encontrar um aparelho perdido pelo iCloud ou pela Siri, correções no recurso de detecção de quedas, diminuindo os casos de falsos positivos. Confira a lista:

  • Chamadas SOS de emergência agora exigem segurar o botão lateral com o botão de volume para cima ou para baixo e soltá-lo para evitar chamadas de emergência inadvertidas;
  • Corrige um problema no Freeform em que alguns traços de desenho criados com o Apple Pencil ou com o dedo podem não aparecer em quadros compartilhados;
  • Resolve um problema em que o papel de parede pode aparecer preto na tela de bloqueio;
  • Corrige um problema em que linhas horizontais podem aparecer temporariamente ao ativar o iPhone 14 Pro Max;
  • Corrige um problema em que o widget Home Lock Screen não exibe com precisão o status do aplicativo Home;
  • Aborda um problema em que a Siri pode não responder adequadamente às solicitações de música;
  • Resolve problemas em que as solicitações da Siri no CarPlay podem não ser compreendidas corretamente.
  • Atualização também impede que apps acessem dados dos usuários

A atualização também acabou corrigindo um outro problema de segurança que estava acontecendo em relação a aplicativos de terceiros. Essa brecha permitia que os apps conseguissem ir além das permissões concedidas pelo usuário e tivessem acesso a dados e localizações das pessoas. Um dos aplicativos que estava na lista foi o iFood.

Fonte: BGR

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X