Técnico nota um aumento no número de RX 6000 com defeito grave

Técnico nota um aumento no número de RX 6000 com defeito grave

A empresa especializada em reparo de placas de vídeo KrisFix fez um vídeo para divulgar um panorama que ele tem observado ultimamente. Um aumento no número de falhas na GPU Navi 21 que integra a série RX 6000 da AMD, chip que faz parte da arquitetura RDNA de 2ª geração.

Segundo o que relata o técnico, das 60 placas de vídeo, divididas entre a Radeon RX 6900 e Radeon 6800, que chegaram até a avaliação técnica, 48 apresentaram o mesmo problema. Uma falha grave que as torna irreparáveis. Placas que apresentaram curto-circuito nas linhas de energia e/ou danos físicos.

Ao investigar mais a fundo o ocorrido, o técnico obteve a informação que todos os clientes com as placas defeituosas estavam utilizando a mesma versão de driver. O driver Adrenalin 22.11.2 (WHQL), lançado no início de dezembro.

Segundo os relatos, as placas apresentaram falhas durante a jogatina, ou até mesmo quando um vídeo do Youtube estava sendo executado, o que também mostra que o hardware apresentava inconsistência mesmo em cargas de trabalho mais amenas.

Ainda não é possível cravar o que está acontecendo, a própria AMD ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

O início de 2023 começou movimentado, pelo lado negativo, para a companhia. Além desse novo relato, a empresa também está tendo que lidar com falhas na câmara de vapor da RX 7900 em seu modelo de referência. 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X