Desenvolvedores agora podem criar seus próprios widgets para Windows 11

Desenvolvedores agora podem criar seus próprios widgets para Windows 11

A partir de agora, desenvolvedores independentes podem criar seus próprios widgets para o Windows 11. A Microsoft lançou o Windows App SDK 1.2. Com esta nova versão, os desenvolvedores de software poderão desenvolver suas próprias features para a barra lateral do Windows 11. Dessa forma, a lista de widgets do sistema operacional ficará mais recheada.

A novidade, no entanto, ainda está em fase de testes e foi liberada apenas para os membros do programa Windows Insider.

Leia também
Quais são as diferenças entre o Windows 11 Pro e o Home?
Bloco de Notas recebe suporte para guias no Windows 11

Facebook Messenger é o primeiro app a contar com widgets para Windows 11

Widget do Facebook Messenger para Windows 11

Caso você queira experimentar a novidade, deve instalar a compilação 25284. Ela está sendo liberada no canal Dev do programa Windows Insider. O principal destaque dessa compilação é mesmo o Windows App SDK 1.2.

Agora o Windows 11 se aproxima mais ainda do macOS, que já permite que desenvolvedores de apps independentes criem seus próprios widgets para o sistema operacional.

O primeiro programa a contar com um widget para o Windows 11 é o Messenger, aplicativo de mensagens do Facebook. A versão mais recente do aplicativo de mensagens da Meta permite que os usuários incluam um widget no Windows 11. O widget permite ver prévias das últimas mensagens recebidas. É como se fosse uma notificação do aplicativo no Android, só que dessa vez, na barra lateral do Windows 11.

Para testar a novidade, além de estar usando a compilação 25284, o usuário deve atualizar o Facebook Messenger na Microsoft Store. Depois disso, é só acessar o quadro de widgets, clicar no ícone “+” e adicionar o Messenger dentre as opções. Simples assim.

App Vincular ao Celular também pode ser usado como widget

Widget do aplicativo Vincular ao Celular

Outro aplicativo que também já pode ser usado como um widget no Windows 11 é o Vincular ao Celular. Mas este é um aplicativo nativo do Windows e não um programa desenvolvido por terceiros.

É possível incluir um widget do aplicativo Vincular ao Celular a partir da versão 1.23011.73.0 do mesmo. O widget do programa fornecerá dados referentes ao celular que está pareado. Dentre elas os usuários poderão ver as últimas ligações, mensagens e notificações recebidas.

É interessante ver essa tentativa da Microsoft de resgatar os Widgets no Windows. Lembro que a primeira vez que a Gigante de Redmond tentou algo similar foi com o Windows Vista. Os widgets eram bem bonitos, pena que consumiam muitos recursos do computador. A Microsoft manteve os widgets no Windows 7, mas acabou desistindo da ideia a partir do Windows 8. Agora ela retoma a tentativa com o Windows 11.

Fontes: Microsoft via Gizmochina

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X