YouTube está testando funções que podem revolucionar a plataforma de streaming

YouTube está testando funções que podem revolucionar a plataforma de streaming

O YouTube é, sem dúvida alguma, a maior plataforma de streaming de vídeos do mundo. No entanto, para se manter no topo, a empresa precisa sempre pensar em novas funções para o usuário. É justamente isso que a companhia está fazendo agora mesmo.

O YouTube está testando a implementação de um suporte a cursos, com novas maneiras de organizar e cobrar pelas aulas. Além disso, a empresa está trabalhando em uma maneira de possibilitar que os criadores de conteúdo coloquem múltiplas faixas de áudio em seus vídeos. Por fim, mas não menos importante, a empresa trabalha também para otimizar e refinar a busca dentro dos próprios vídeos. Nos próximos parágrafos dou mais detalhes sobre cada uma das novidades.

Leia também
O que é o YouTube Premium e como funciona?
Qual foi o primeiro vídeo postado no YouTube?

Suporte a cursos online

Vamos começar falando da possibilidade do YouTube se transformar em uma plataforma para cursos online. A nova funcionalidade da plataforma de vídeos permitirá a organização de vídeos em cursos. Os criadores também têm a opção de tornar o conteúdo disponível de forma gratuita ou cobrar por ele.

Atualmente, canais que se dispõem a ensinar algum assunto, costumam organizar os vídeos que tratam sobre um mesmo tema em playlists. Ao que parece, o YouTube vai melhorar essa abordagem.

Isso pode transformar o YouTube em um sério concorrente para plataformas de ensino especializadas. No Brasil, as mais proeminentes são a Udemy e a Hotmart. Alguns cursos comercializados hoje na Hotmart, por exemplo, já hospedam seus vídeos no YouTube. Isso poderia até facilitar as coisas.

Múltiplas faixas de áudio

O YouTube está trabalhando também na possibilidade de incluir múltiplas faixas de áudio em um único vídeo. Isso possibilitaria a criação de dublagens em vários idiomas, por exemplo. Atualmente, muito conteúdo rico em informação técnica só está disponível em inglês. E no Brasil isso é um problema, pois exclui uma parcela significativa dos usuários. O suporte a múltiplas faixas de áudio pode resolver esse problema.

Para acessar essa opção, basta clicar no ícone de engrenagem no canto inferior direito do vídeo e escolher a faixa de áudio desejada. O YouTube até disponibilizou um vídeo onde podemos testar a novidade. O vídeo conta com 5 opções de idiomas.

O Google afirma estar testando essa funcionalidade com serviços de tradução e dublagem de terceiros, que utilizam inteligência artificial. Essa inovação pode ser benéfica tanto para os criadores quanto para o público. Enquanto os primeiros podem se livrar do árduo trabalho de dublar o conteúdo, o público terá a opção de assistir o vídeo no idioma de sua preferência.

Busca em vídeos otimizada

https://twitter.com/GoogleIndia/status/1604739905321828353

O Google está explorando também a possibilidade de facilitar a pesquisa de trechos específicos em um vídeo no YouTube.

Ao utilizar o app de Busca para abrir um vídeo, será exibida uma nova caixa de texto. Ao digitar um termo nela, é possível encontrar em que momento do vídeo ele aparece.

Além disso, os resultados da busca incluem uma transcrição do áudio, para que você possa entender sobre o que é aquela parte do vídeo. Se desejar ver mais, basta tocar no horário indicado abaixo do texto. Dessa forma, você será redirecionado direto para o trecho em questão.

Dessa forma, o YouTube ganha ferramentas importantes e que tornam a plataforma ainda mais completa. No momento, as novidades mencionadas acima estão em testes apenas na Índia. Mas tomara que elas cheguem logo para todos os países. O que achou das novidades?

Fonte: Google India e The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X