TikTok começa a testar modo de visualização de vídeos na horizontal

TikTok começa a testar modo de visualização de vídeos na horizontal

O TikTok começou a testar uma novidade que permite que os usuários possam assistir a vídeos na plataforma no formato tela cheia na horizontal, semelhante ao que acontece com o Youtube, por exemplo.

Os usuários que foram escolhidos para participar desses testes já podem ver um pequeno símbolo com botão de tela cheia nos vídeos em formato quadrado ou retangulares para que possam ver com o celular na horizontal, melhorando a experiência.

Leia também:

TikTok Now, cópia do BeReal, chega ao Brasil e já ameaça ultrapassar rival
TikTok está testando novo feed com conteúdos locais

TikTok com vídeos em tela cheia

O novo recurso é muito parecido com a interatividade já existente em outros aplicativos que contam com essa opção. Com isso, basta o usuário clicar no botão de tela cheia ou virar o smartphone de lado para que o vídeo se expanda e ocupe toda a interface do aplicativo no celular.

A novidade foi descoberta pelo TechCrunch e logo depois o próprio TikTok confirmou de forma oficial. Ao girar a tela, a configurações dos botões também mudam, e as opções para curtir, comentar, salvar e compartilhar ficam alinhadas na lateral direita da tela. Já na parte inferior ele revela uma barra de reprodução com opções que parecem muito o Youtube.

TikTok

Na barra será possível arrastar para encontrar um momento específico do vídeo, dar pausa e até mesmo escolher a velocidade de reprodução, já que é possível ver um 1x no canto inferior direito.

Além de trazer uma nova forma de visualizar vídeos e mais opções de interagir com ele, a novidade também visa agradar os criadores de conteúdo ao oferecer mais liberdade para que eles possam postar conteúdos diferenciados e com essa opção na horizontal, que as vezes facilita filmar paisagens, mesas durante uma receita e outros.

Também vai facilitar a migração de conteúdo de outras plataformas, principalmente do próprio Youtube. Isso porque muitos criadores de conteúdos traziam pedaços de vídeos do Youtube para o TikTok, porém precisaram recortar para que isso desse certo e então a visualização ficava um pouco estranha na plataforma.

Por enquanto teste ainda está limitado

Os testes estão acontecendo atualmente com alguns usuários selecionados em diversos lugares. Para eles, é possível notar o aparecimento do pequeno botão de tela cheia no canto dos vídeos compatíveis. No período de testes o recurso ainda não está compatível com a virada de tela para que isso ocorra automaticamente, porém é muito provável que caso ele seja liberado para todos isso passe a acontecer.

Como é um recurso ainda em testes, não dá para saber quando ele será liberado para todos. Na verdade, ainda não dá nem para afirmar que isso vai acontecer, já que se os testes não derem bons resultados a empresa pode simplesmente desistir da ideia.

Lembrando que o TikTok está adicionando cada vez mais novidades para seguir competindo com os rivais de peso, como os aplicativos do Google. Uma das mais recentes foi a capacidade de conseguir hospedar vídeos que tenham até 10 minutos de duração, que começou a valer desde o começo desse ano, trazendo para a plataforma mais criadores e mais opções de conteúdo.

Eles também adicionaram a capacidade de fazer transmissões ao vivo de jogos para rivalizar com o Twitch e o próprio Youtube Gaming. Porém ele não é o único a “copiar” funções de outros aplicativos, já que o próprio Instagram acaba roubando algumas ideias do TikTok para manter essa competição de peso.

Resta saber se a novidade sobre a tela cheia na horizontal vai agradar os usuários da plataforma. Em uma rede onde o foco é ter acesso a vídeos curtos e com a rolagem vertical da tela, isso pode acabar sendo visto como perda de tempo. Mas só os testes vão dizer, o que nos resta é aguardar para saber se o recurso será de fato implementado ou não.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X