Smartphones da Samsung tem grande falha de segurança

Smartphones da Samsung tem grande falha de segurança

Os certificados de vários OEMs do Android tornaram-se públicos recentemente como resultado de uma violação de segurança significativa. Milhões de smartphones Android em todo o mundo agora estão vulneráveis ​​a malware devido a esse problema de segurança.

Pesquisadores de segurança alertaram sobre o desenvolvimento de aplicativos maliciosos que podem acessar sistemas operacionais Android inteiros como resultado de um vazamento de segurança significativo. Um engenheiro de malware que trabalha para o Google, Lukasz Siewierski, relatou o vazamento.

Vários OEMs do Android, incluindo Samsung, LG e MediaTek, tiveram seus certificados de assinatura de aplicativos vazados de acordo com a equipe de segurança do Android do Google, tornando simples para hackers instalarem aplicativos maliciosos em dispositivos.

A assinatura do aplicativo é uma unidade crítica de segurança do smartphone Android. Já que a chave em uso para assinar apps deve sempre ser mantida em segredo. Esta é simplesmente uma técnica para garantir que as atualizações do aplicativo sejam originárias do criador original.

Android.uid.system é um ID de usuário altamente privilegiado usado por aplicativos assinados com este certificado. Este último tem acesso aos dados do usuário, bem como a outros direitos do sistema. Com o mesmo nível de acesso ao sistema operacional Android, qualquer outro aplicativo certificado com o mesmo certificado pode anunciar que deseja executar com o mesmo ID de usuário.

A questão é que vários desses certificados da LG, Samsung e MediaTek parecem ter sido comprometidos e, pior, foram usados ​​para assinar softwares maliciosos.

Sendo assim, um hacker que possui uma chave privada pode infectar aplicativos populares com malware. Independentemente de onde o software veio.

Pior ainda, os OEMs afetados se esqueceram de trocar as chaves comprometidas por novas. E não conseguiu remover os comprometidos. Em vez disso, eles continuaram a usá-los. A Samsung, por outro lado, entregou recentemente atualizações de aplicativos que compartilhavam a mesma chave.

No entanto, o Google descobriu o problema pela primeira vez em maio de 2022. Isso sugere que o malware pode ter sido injetado em aplicativos legítimos da Samsung por hackers.

Fonte: Gizchina

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X