Rumor: Microsoft quer comprar a Netflix em 2023

Rumor: Microsoft quer comprar a Netflix em 2023

A Microsoft já se consolidou como uma das empresas mais importantes do mundo na área da tecnologia, e seu executivo-chefe, Satya Nadella, parece estar disposto a crescer ainda mais e aumentar a lista de negócios adquiridos.

O rumor mais recente acerca da gigante é que ela estaria colocando a Netflix na sua lista de compras. O serviço de streaming é o mais popular no mundo, mesmo diante de tantas concorrências, e uma aquisição como essa pode alavancar ainda mais o poder da Microsoft.

Leia também:

O Skype está de volta? Microsoft anuncia mudanças bem interessantes na plataforma
Microsoft oferece 10 anos de Call of Duty no Steam e Switch, mas o PlayStation pode ficar de fora

Microsoft planeja trazer para a Netflix streaming de jogos

Microsoft

Satya Nadella foi consagrado executivo-chefe da Microsoft há alguns anos, mais precisamente em 2014, e de lá para cá já vem adicionando algumas compras bem caras para a empresa. Talvez o ponto de partida dessa farra de compras tenha começado justamente com a aquisição da empresa responsável pelo Minecraft, pela bagatela de U$ 2,5 bilhões.

Em seguida, foi a vez de desembolsar mais US$ 26 bilhões para garantir a compra do LinkedIn, seguida pela compra do desenvolvedor de software de reconhecimento de fala e inteligência artificial Nuance por US$ 20 bilhões.

Uma das compras que mais deu o que falar foi justamente a da Activision Blizzard, por US$ 69 bilhões. Essa compra, inclusive, trouxe alguns problemas para a Microsoft e para o Xbox em relação a preocupações regulatórias sobre o domínio de mercado nessa categoria e até hoje isso corre em justiça com novos processos.

Mas, mesmo com esse impasse no mundo dos games, Satya Nadella parece estar mesmo focando em mais um mercado do momento: o de streaming. Segundo rumores, seus olhos estão mesmo focados na Netflix, uma compra que certamente traria uma boa vantagem estratégica.

A Microsoft e a Netflix já estão relacionadas, de certa forma. A plataforma de streaming escolheu justamente a Microsoft como parceira de publicidade na sua nova assinatura com anúncios. Além disso, Brad Smith, que é presidente da Microsoft, já fez parte do conselho da Netflix.

Microsoft

Porém a ideia não é exatamente descartar seu mercado de jogos, pelo contrário, é alavancar. Uma parte da justificativa de compra da Netflix e de um acordo entre as empresas seria justamente para que a Microsoft conseguisse oferecer um serviço de streaming de jogos em diversos dispositivos.

Ao mesmo tempo, a própria Netflix já começou a caminhar nessa estrada também, de certa forma. A plataforma já comprou a desenvolvedora Spry Fox esse ano, que se tornou seu sexto estúdio. Então fazer parte da Microsoft também seria uma boa ideia nesse sentido, e uma forma de alimentar essas ambições.

Um serviço que oferece streaming de filmes e séries e que já faz sucesso e podendo adicionar também streaming de jogos na mesma plataforma parece ser uma boa ideia para o mercado.

Em relação ao valor, os analistas da Morningstar dizem que a Microsoft tem um valor de mercado 13 vezes maior do que a Netflix, com avaliação de US$ 1,8 trilhão. Para a compra, ela desembolsaria cerca de US$ 190 bilhões. “No entanto, economias de custo significativas seriam difíceis de encontrar. E depois de tributar os US$ 8 bilhões de lucro operacional que os analistas projetam para a Netflix em 2024, o retorno sobre o investimento implícito seria apenas metade de seu custo médio ponderado de capital de 8%.”

Claro que, por enquanto, tudo não passa apenas de rumores e sem nada comprovado pelas empresas.

Fonte: reuters

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X