Plano com anúncios da Netflix não alavanca e plataforma tenta estimular novos assinantes

Plano com anúncios da Netflix não alavanca e plataforma tenta estimular novos assinantes

A Netflix ainda é um dos serviços de streaming mais populares do mundo, porém isso não impede a empresa de passar alguns “perrengues”. Correndo contra o tempo para recuperar o número de assinantes perdidos, a plataforma lançou a opção de assinatura com anúncios, que é mais barata e chegaria como uma opção para quem deixou de assinar pelo valor dos outros planos com anúncios.

A ideia parecia ser uma boa solução, mas na prática não foi exatamente assim que aconteceu. Um mês depois de lançar a opção de assinatura com anúncios, a novidade pareceu não ter agradado tanto quanto a empresa gostaria e por isso o crescimento do número de assinantes foi bem abaixo do esperado.

Leia também:

Rumor: Microsoft quer comprar a Netflix em 2023
Mais de 1000 filmes estão inacessíveis no plano da Netflix com anúncios no Brasil

Netflix com anúncios não agradou tanto

com anúncios

A solução de oferecer uma opção de pacote mais em conta e com anúncios surgiu pouco tempo depois da Netflix anunciar uma queda significativa no número de assinantes da plataforma, que foi um recorde na época. Como a principal causa apontada para a desistência de muitos assinantes tinha sido o aumento no valor das assinaturas, a plataforma decidiu oferecer uma opção mais em conta. Em troca, o assinante teria que ver algumas propagandas em meio a suas maratonas.

Na teoria a ideia pareceu interessante, mas na prática acabou não agradando como o esperado. Uma empresa especializada em análise de dados chamada Antenna fez uma pesquisa sobre o assunto e concluiu que só 9% das assinaturas da Netflix em novembro nos Estados Unidos foram do plano com anúncios. Ou seja, durante o primeiro mês que ela esteve disponível no país.

O interessante é que a HBO Max também tinha lançado uma opção de plano com anúncio no ano passado, em 2021, e teve uma adesão bem maior, de cerca de 15% das assinaturas no mês de lançamento.

Outro dado importante dessa pesquisa é que desses 9% que estão assinando a opção com anúncios, apenas metade são de pessoas que estão assinando o serviço pela primeira vez ou retornando para a Netflix depois de abandonar. A outra metade é formada por pessoas que já são assinantes e apenas trocaram o plano. Ou seja, além de quase não ter atraído novos assinantes, eles ainda tiveram esse pequeno “prejuízo” de pessoas que assinavam planos mais caros e agora estão assinando o mais barato.

Um dos motivos para a baixa adesão do novo plano pode ser o fato do catálogo ser mais limitado, faltando algumas opções, principalmente de filmes.

Chegada do novo plano pode afastar os assinantes dos planos mais caros

com anúncios

Hoje em dia a Netflix oferece 4 opções de planos, sendo 2 deles básicos, um com anúncio e sem anúncio. Além deles, ainda tem a opção Padrão e também a opção Premium, que é a mais cara. A Antenna revelou durante essa pesquisa que justamente a adesão do novo plano com anúncio, mesmo que pequena, coincide com a diminuição das pessoas que estão continuando com os planos mais caros.

Segundo eles, entre maio e outubro desse ano, 60% dos assinantes da Netflix assinavam os pacotes Padrão e Premium nos Estados Unidos. Já em novembro, depois que a plataforma passou a oferece a opção com anúncios, esse número diminuiu consideravelmente para 49%.

Ou seja, as coisas acabaram saindo bem diferente do planejado pela empresa. O objetivo deles era de atrair mais assinantes para a plataforma de streaming, oferecendo uma opção econômica para quem não queria pagar os valores atuais da época, e com isso migrarem para as opções de planos mais caras. O que está acontecendo é praticamente o oposto disso, já que assinantes dos planos mais caros estão migrando para o mais barato.

Porém, de acordo com um porta-voz da empresa, a Netflix ainda não está totalmente preocupada com isso. Segundo ele, esses dados da Antenna ainda são iniciais e não representam um perigo tão grande, já que a nova assinatura com anúncios foi lançada há pouco tempo e que no começo é normal que a adesão aconteça de forma mais lenta e gradual.

Em comunicado oficial, a Netflix revelou que está sim satisfeita com os números de assinantes do lançamento da novidade e está até mesmo trabalhando para ampliar as parcerias com outras marcas que queiram fazer anúncios na plataforma. Ted Sarandos, CEO da empresa, revelou durante uma reunião com investidores no começo desse mês que a nova opção de assinatura precisará de mais tempo para ser aderida com mais afinco, e que eles já esperavam que nos primeiros meses isso aconteceria de forma mais devagar.

Ainda assim, Netflix tenta estimular escolha de plano com anúncios

Apesar da empresa dizer que não está preocupada com esse começo mais lento, na prática as coisas parecem ser um pouco diferentes. Pelo visto, eles estão tentando ao máximo convencer novos assinantes a assinar a plataforma com o plano com anúncios.

Aqui no Brasil, por exemplo, na página principal para escolher os planos, a opção do plano básico sem anúncios fica escondida, induzindo assim o novo cliente a escolher a opção com a propaganda ou então escolher uma opção mais cara.

Ao entrar no site para assinar o serviço, clicando aqui, ele só oferece 3 opções: a básica com anúncios, que custa R$18,90, a Padrão que custa R$39,90 e a Premium no valor de R$55,90. Para quem não prestar mais atenção pode até achar que a opção do plano básico sem anúncios já não está mais disponível, mas ele está sim.

com anúncios

Para acessar essa opção, o cliente tem que clicar em “Quer mais opções? Veja todos os planos” que aparece na parte inferior da tela, e aí sim ele vai abrir uma página com todos os 4 planos, incluindo o básico sem anúncios no valor de R$25,90 ao mês.

com anúncios

Essa é uma forma de induzir o usuário a escolher uma opção que a empresa tenta empurrar, o que não é exatamente muito legal. Porém isso só acontece com pessoas que ainda não assinam a plataforma. Quem já é assinante e quer mudar de plano cai em outra página que oferece de cara as 4 opções.

Fonte: gizmodo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X