Macbook com tela dobrável pode ser lançado em 2027

Macbook com tela dobrável pode ser lançado em 2027

O mercado de telas dobráveis está aos poucos ganhando cada vez mais destaque, e por isso muitas empresas que ainda tentam fugir dessa tendência podem acabar dando o braço a torcer mais cedo ou mais tarde. É o caso da Apple, que poderá lançar uma versão com tela dobrável do seu MacBook em um futuro (não tão próximo).

Alguns rumores já indicam que a empresa da maçã pretende adicionar painéis OLED no iPad nos próximos anos, porém esses painéis não serão dobráveis e sim rígidos como os padrões. Outros vazamentos indicam que haverá um iPhone que abre e fecha em algum momento nos próximos 3 anos, e depois disso, chegará finalmente a vez do MacBook ganhar um painel dobrável.

Leia também:

Rumor: Samsung pode lançar Galaxy Book Fold 17, notebook com tela dobrável
Intel se prepara para lançar notebooks com tela flexível

Antes do MacBook com tela dobrável, terá um iPhone flexível

As informações foram passadas através do The Elec, que revela que o MacBook com tela dobrável contará com um painel OLED flexível que chegará a 20 polegadas quando estiver totalmente aberto. Já fechado, o aparelho teria uma tela com aproximadamente 15,3 polegadas.

Para se ter uma ideia desse tamanho, podemos tomar como exemplo o MacBook Air M2, que tem uma tela de 13,6 polegadas e largura de 11,9 polegadas. Ou então o MacBook Pro que tem uma tela de 16 polegadas e 12,3 polegadas de largura.

macbook

No início dos rumores esperava-se que o MacBook com tela dobrável fosse lançado em 2026, porém as fontes agora afirmam que isso acontecerá apenas no ano seguinte, em 2027. Mas, para quem está ansioso, ainda haverá antes o lançamento do iPad com painel OLED (rígido) que deverá acontecer em 2024, e o primeiro iPhone dobrável em 2025.

Como ainda é muito cedo para saber detalhes mais concretos, ainda não é possível ter uma ideia de como será o design do MacBook em questão e nem mesmo ter informações sobre fabricação e acabamento. Porém, o que se espera, é que ele mantenha o visual refinado e seja construído em metal, assim como os modelos atuais.

Algumas fontes também já afirmaram que a Apple está desenvolvendo uma estrutura mais resistente do que o plástico e o UTG para ser usada em seus produtos com tela flexível, garantindo assim mais confiança nos mesmos. Isso diminuiria problemas como questão de fragilidade e facilidade de danos como riscos e arranhões ou até mesmo problemas com a abertura e fechamento das telas em tempos com temperaturas muito baixas.

A chegada do OLED nos produtos da Apple

Embora o primeiro iPad com OLED só deva ser lançado em 2024, a empresa já emprega esse tipo de tecnologia nas telas de alguns produtos há alguns anos. É o caso dos iPhones e dos relógios inteligentes (Apple Watch). No caso do iPhone, a tela OLED vem sendo empregada desde 2017 com o lançamento do iPhone X, e no caso do Apple Watch, desde 2015 na sua primeira geração.

Em 2024, esse tipo de tela deve chegar também para os modelos iPad Pro tanto de 11 quanto de 12,9 polegadas. Isso significa que, em comparação com as telas usadas atualmente, elas contarão com mais brilho e será 4 vezes mais durável. Além disso, elas também impedem a formação de efeito burn-in.

Já para 2025, o que se espera é que a empresa apresente finalmente o primeiro iPhone com tela dobrável, ou seja, com display flexível. Com isso, ela poderá começar a competir com empresas que já estão fazendo isso há algum tempo, como a Samsung, a Xiaomi e outras. Porém ainda não se sabe muita coisa sobre como será esse novo iPhone ou detalhes mais concretos.

E finalmente em 2027, a empresa lançará ao mercado o primeiro MacBook que vem com tela OLED flexível também. O que se espera é que no futuro a Apple adote a tecnologia OLED que conta com vantagens como maior precisão de cores em outros produtos também, até mesmo sucessores de modelos atuais, como o iMac ou Pro Display XDR.

Fonte: The Elec

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X