Placas de vídeo podem ficar mais rápidas com as novas memórias GDDR6W da Samsung

Placas de vídeo podem ficar mais rápidas com as novas memórias GDDR6W da Samsung

Nesta semana a Samsung anunciou um novo tipo de memória para placas de vídeo. Estou falando das memórias GDDR6W. Trata-se de uma evolução das memórias GDDR6. Os novos módulos de memória para GPUs trazem o dobro da densidade e performance, prometendo deixar os modelos de GPUs top de linha ainda mais poderosos.

Leia também
Qual a diferença entre placa de vídeo integrada e dedicada?
O que é para que serve a memória RAM?

Maior capacidade em cada chip de memória

O que determina a potência de uma placa de vídeo não é apenas o chip gráfico. Na verdade, é um equilíbrio entre processador gráfico e memória. Um processador de vídeo super potente não conseguirá extrair o máximo de sua capacidade se os chips de memória forem de má qualidade. O inverso também é verdadeiro, ou seja, um conjunto de módulos de memória de qualidade não conseguem aumentar a performance de um chip gráfico mediano.

É por isso que as memórias GDDR6W da Samsung serão empregadas em placas de vídeo topo de linha. A principal vantagem desses novos chips de memória é que a Samsung conseguiu dobrar a capacidade deles. Ou seja, nas memórias GDDR6 cada chip pode ter no máximo 16 Gb (gigabits). Já nas memórias GDDR6W a capacidade de cada chip sobe para 32 Gb.

Para conseguir dobrar a capacidade, a Samsung utilizou uma técnica de fabricação conhecida como FOWLP (Fan-Out Wafer-Level Packaging). Essa técnica de fabricação empilha duas camadas de memória no chip. Só que esse empilhamento é feito de maneira a não aumentar a espessura do módulo de memória. Na verdade, a altura do módulo até diminuiu, saindo de 1,1 para 0,7 mm.

Chips de memória tiveram redução de espessura

Maior dissipação de calor

Outra vantagem da tecnologia de fabricação FOWLP é a melhora na dissipação de calor. Ou seja, o empilhamento de camadas de memória não faz o módulo superaquecer. Essa abordagem dá mais flexibilidade para as fabricantes montarem as placas de vídeo.

Por exemplo, a GPU NVIDIA GeForce RTX 4090 conta com 24 GB de memória GDDR6X. Esses 24 GB são divididos em 12 chips de 2 GB cada um.

Se a placa usasse memórias GDDR6W, os mesmos 24 GB poderiam ser distribuídos em apenas 6 chips de memória, diminuindo o tamanho dela. Ou, então, a NVIDIA poderia manter os 12 chips mais com uma capacidade total de 48 GB. Já pensou!?

Maior largura de banda

Novas memórias GDDR6W têm maior largura de banda

As memórias GDDR6W não só dobraram a densidade mas também a largura de banda dos chips. Isso se traduz, na prática, em mais desempenho. Um módulo de memória GDDR6W possui uma largura de banda de 48 Gb/s (gigabits por segundo). Isso é o dobro da memória GDDR6, que possui apenas 24 Gb/s de largura de banda.

Isso é possível devido a duplicação da quantidade de pinos em cada unidade de memória. Para você ter uma ideia, a nível de sistema, a largura de banda de toda a memória pode atingir 1,4 TB/s (terabytes por segundo). Isso é possível em uma interface de 512 bits e a uma taxa de transmissão de 22 Gb/s por pino.

Disponibilidade

É importante deixar claro que a Samsung apenas anunciou esse novo padrão de memórias para placas de vídeo. No entanto, ela não deu nenhum prazo para o lançamento das memórias GDDR6W.

No entanto, é bem provável que em algum momento de 2023 empresas como a NVIDIA adotem o padrão em suas placas de vídeo. A empresa usa atualmente em seus produtos memórias do tipo GDDR6X, produzidas pela Micron. Elas são mais rápidas que as memórias GDDR6 em alguns aspectos.

É provável também que as primeiras placas de vídeo com memória GDDR6W sejam para usos específicos, como inteligência artificial ou realidade virtual. Nesse tipo de aplicação o volume de dados tende a ser muito grande.

Fonte: PC Gamer

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X