WhatsApp começa a impedir prints de fotos e vídeos de visualização única

WhatsApp começa a impedir prints de fotos e vídeos de visualização única

Uma nova atualização da versão Beta do WhatsApp trouxe um recurso de segurança bastante esperado por muitos usuários: o bloqueio de prints de fotos e vídeos de visualização única, ou seja, enviado como arquivos autodestrutivos que desaparecem depois que o destinatário vê.

Por enquanto a novidade só está disponível na versão Beta do mensageiro, infelizmente, mas o teste revela que não vai demorar muito para que chegue para todos.

Leia também:

WhatsApp Beta começa a testar a funcionalidade de enquetes
WhatsApp Beta recebe suporte para conexão em vários dispositivos, incluindo tablets

Bloqueio de capturas de tela no WhatsApp

Quem revelou o novo recurso foi o WABetaInfo, um site que é especializado em notícias sobre o WhatApp, principalmente novidades que chegam na versão de teste.

Até o momento, para os usuários da versão estável e padrão do aplicativo, ainda dá para tirar um print de imagens enviadas no formato autodestrutivo, ou seja, que é apagada assim que o destinatário abre e visualiza. Esse tipo de envio foi feito justamente para o compartilhamento de imagens que não devem ser salvas no aparelho, como por exemplo fotos de cartões de crédito para uma compra ou até imagens íntimas.

Só que com o print liberado, essa ideia ainda pode sair pela culatra. Caso o destinatário tire um print da imagem, mesmo que ela seja apagada do mensageiro, ainda será salva como captura de tela no aparelho. E esse novo recurso impede justamente que isso aconteça.

Segundo os testadores da versão beta do mensageiro, agora ao tentar tirar um print da tela quando tem uma imagem autodestrutiva, aparece a mensagem “Não é possível capturar a tela por questão de segurança” (em tradução livre). Eles também viram essa mensagem ao tentar tirar um print através de aplicativos de terceiros.

WhatsApp

Embora o print seja bloqueado, o WhatsApp não avisa para a outra pessoa que uma tentativa de captura de tela foi detectada. Ao menos não por enquanto, já que isso pode chegar no futuro.

Para enviar uma imagem autodestrutiva é bem simples. Mesmo que seja imagens tiradas na hora ou imagens já salvas na galeria, antes de enviar pelo WhatsApp, ao lado de onde você pode escrever uma legenda, aparece um símbolo com o número 1 dentro de um círculo. É só clicar nesse simbolo e pronto, a imagem ou vídeo será enviado como autodestrutivo.

Além de só poder ser aberto uma vez, também não dá nem para salvar no celular e nem exportar ou compartilhar.

Quando estará disponível?

Por enquanto esse recurso só foi visto na versão beta do WhatsApp para Android, mais precisamente na atualização 2.22.22.3. É possível que logo chegue para a versão beta do iOS também e, depois para a versão estável do aplicativo, porém não há uma data confirmada. O mais provável é que não demore muito, então mantenha seu aplicativo atualizado.

E vale lembrar que, mesmo quando esse recurso chegar, ainda é preciso ter bastante cautela sobre o que você vai enviar para os contatos, mesmo com a função de autodestruição ativada. Ainda não dá para dizer com certeza que o recurso bloqueará os prints feitos com todos os aplicativos de terceiros. O melhor é sempre prevenir.

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X