Windows 11 recebe melhoria para rodar melhor os apps de Android

Por: Felipe Alencar

Antes do lançamento oficial do Windows 11, um dos grandes apelos do sistema era a possibilidade de conseguir rodar aplicativos para Android “nativamente”. E a Microsoft realmente cumpriu a promessa.

A execução de apps Android no Windows 11 é possível graças ao Windows Subsystem for Android (WSA). No entanto, além de não ser um recurso popular entre os usuários, havia inúmeros bugs e instabilidades na hora de rodar os apps de Android. Pois bem, a Microsoft está tentando mudar isso.

Leia também
Windows 11 ganha popularidade, mas o Windows 10 ainda é campeão de uso
Windows 11 ganha abas no explorador de arquivos

Atualização inesperada

O Windows Subsystem for Android (WSA) é uma espécie de subsistema que roda dentro do Windows. Todos os aplicativos para Android rodam no ambiente do WSA. Portanto, é fundamental atualizar este componente com frequência. E era isso que a Microsoft estava fazendo.

Todos os meses a empresa libera uma atualização para o WSA. A atualização referente ao mês de agosto já tinha sido liberada. Era a versão 2206.4000.15.0. Maaaassss… no último dia do mês, de maneira inesperada, a Microsoft solta uma nova atualização para o WSA.

Trata-se da versão de número 2207.40000.8.0. A atualização traz mais de 10 novidades, dentre elas correções de erros e melhorias na estabilidade. Mas porquê a Microsoft decidiu liberar esta atualização urgente? Não sabemos. Só sabemos que ela melhora consideravelmente a experiência do usuário ao rodar apps Android dentro do Windows 11.

Quais as melhorias implementadas?

A Microsoft tratou de corrigir diversos erros do WSA. Um deles é um bug na reinicialização de aplicativos. Agora os apps podem ser reiniciados sem maiores problemas. Outro bug consertado envolve a barra de rolagem da página de compatibilidade do Windows Subsystem for Android. Essa é a tela de configurações do WSA e vez ou outra apresentava mal funcionamento.

Outra correção de erro implementada pela Microsoft envolve o redimensionamento dos aplicativos no Windows 11. Antes, ao tentar redimensionar um app, ele não mantinha as proporções e ficava com aspecto de esticado. Agora as janelas dos aplicativos mantém as proporções ao serem redimensionadas.

O WSA também passa a renderizar melhor os avisos “toast” do Android. Estes avisos são exibidos de imediato. Eles têm esse nome pois lembram torradas saindo da torradeira.

Dentre os novos recursos e funcionalidades há um modo gamer. Neste modo fica mais fácil mapear o teclado para configurar comandos que no celular são feitos com toques na tela. Há também um outro recurso que inclui caixas de diálogo para o melhor controle dos jogos.

Por fim, as outras novidades desta atualização do WSA envolvem otimização no uso de VPNs, atualização da loja Amazon AppStore com mais aplicativos disponíveis e atualizações de segurança padrões do Android. É importante salientar, no entanto, que esta atualização excepcional foi feita apenas para os participantes do programa de testes Windows Insider.

Fonte: Windows Blogs

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Redes Sociais: