Windows 11 agora tem seção com propagandas de aplicativos. Saiba como desativar.

Por: Larissa Ximenes

Propagandas podem até ser úteis e indiferentes em algumas ocasiões, mas durante a experiência do Windows isso nem sempre se aplica. Até o momento era possível se ver livre de anúncios nas versões oficiais do sistema operacional, mas pelo visto esses dias de glórias, ao menos no Windows 11, estão chegando ao fim.

A mais recente atualização do Windows 11 (KB5036980) chega esta semana e traz consigo uma novidade controversa: anúncios de aplicativos na seção “recomendados” do Menu Iniciar, uma das áreas mais frequentemente utilizadas do sistema operacional. Entenda como ele funciona e como desativar essa opção.

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Windows 11 conta com indicações de aplicativos

Segundo as notas de lançamento, “A seção Recomendados do menu Iniciar mostrará alguns aplicativos da Microsoft Store. Esses aplicativos vêm de um pequeno conjunto de desenvolvedores selecionados.” Em outras palavras, mesmo após pagar por uma versão de varejo do Windows 11, os usuários agora ainda terão que lidar com anúncios de aplicativos no coração de sua experiência.

Mas, ainda há uma luz no fim do túnel, felizmente. Embora as sugestões de aplicativos estejam habilitadas por padrão, existe sim uma opção para restaurar a experiência anteriormente livre de anúncios. Os usuários podem desativar essa função acessando as Configurações, selecionando Personalização > Iniciar e mudando a opção “Mostrar recomendações para dicas, promoções de aplicativos e mais” para “desligado”.

Essa adição controversa ao Windows 11 chega pouco tempo após ter aparecido como uma versão beta do Insider, o que inclusive mostra o quando a empresa pode ser realmente rápida em implementar uma mudança quando ela quer. Mas, por outro lado, toda essa rapidez acaba levantando questionamentos sobre o tempo que a empresa teve para receber o tipo de feedback de usuários para o qual o programa Insider foi feito em primeiro lugar.

Anúncios são bem vindos?

Claro que, como sempre, o impacto dessa atualização é especialmente sentido pelos consumidores, principalmente considerando que a compra do Windows original não é barata. Nem um pouco.

Aqui no Brasil, o preço oficial no site da Microsoft para o Windows 11 Home é de simplesmente R$ 1.000, uma quantia muito considerável, mesmo que seja possível achar o produto no varejo com um preço mais baixo (mas ainda salgado). Mesmo que muitas pessoas ainda possam argumentar que remover os anúncios não é uma tarefa difícil, a adição de publicidade ao sistema operacional pode reacender lembranças de experiências passadas com bloatware em instalações OEM do Windows.

E não é a primeira vez que a Microsoft se atreve a andar nesse caminho, até mesmo no Windows 11, que é consideravelmente novo. Acontece que, há pouco tempo, a empresa testou anúncios no Explorador de Arquivos, mas o experimento foi encerrado pouco depois devido à reação negativa dos usuários.

Obviamente tanto a empresa quanto seus defensores poderão argumentar que essa inclusão de anúncios no sistema operacional é benéfica, já que ela subsidia o custo de desenvolvimento e manutenção do sistema. Mas certamente a maioria das pessoas veem isso como uma invasão indesejada no espaço do usuário.

O que é certo é que a adição de anúncios ao Windows 11 representa uma mudança significativa na abordagem da Microsoft em relação à monetização de seu sistema operacional. Pelo menos por enquanto ainda dá para se livrar dessa novidade de forma simples.

Fonte: engadget

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