Windows 11 recebe melhoria para rodar melhor os apps de Android

Windows 11 recebe melhoria para rodar melhor os apps de Android

Antes do lançamento oficial do Windows 11, um dos grandes apelos do sistema era a possibilidade de conseguir rodar aplicativos para Android “nativamente”. E a Microsoft realmente cumpriu a promessa.

A execução de apps Android no Windows 11 é possível graças ao Windows Subsystem for Android (WSA). No entanto, além de não ser um recurso popular entre os usuários, havia inúmeros bugs e instabilidades na hora de rodar os apps de Android. Pois bem, a Microsoft está tentando mudar isso.

Leia também
Windows 11 ganha popularidade, mas o Windows 10 ainda é campeão de uso
Windows 11 ganha abas no explorador de arquivos

Atualização inesperada

Windows 11

O Windows Subsystem for Android (WSA) é uma espécie de subsistema que roda dentro do Windows. Todos os aplicativos para Android rodam no ambiente do WSA. Portanto, é fundamental atualizar este componente com frequência. E era isso que a Microsoft estava fazendo.

Todos os meses a empresa libera uma atualização para o WSA. A atualização referente ao mês de agosto já tinha sido liberada. Era a versão 2206.4000.15.0. Maaaassss… no último dia do mês, de maneira inesperada, a Microsoft solta uma nova atualização para o WSA.

Trata-se da versão de número 2207.40000.8.0. A atualização traz mais de 10 novidades, dentre elas correções de erros e melhorias na estabilidade. Mas porquê a Microsoft decidiu liberar esta atualização urgente? Não sabemos. Só sabemos que ela melhora consideravelmente a experiência do usuário ao rodar apps Android dentro do Windows 11.

Quais as melhorias implementadas?

A Microsoft tratou de corrigir diversos erros do WSA. Um deles é um bug na reinicialização de aplicativos. Agora os apps podem ser reiniciados sem maiores problemas. Outro bug consertado envolve a barra de rolagem da página de compatibilidade do Windows Subsystem for Android. Essa é a tela de configurações do WSA e vez ou outra apresentava mal funcionamento.

Outra correção de erro implementada pela Microsoft envolve o redimensionamento dos aplicativos no Windows 11. Antes, ao tentar redimensionar um app, ele não mantinha as proporções e ficava com aspecto de esticado. Agora as janelas dos aplicativos mantém as proporções ao serem redimensionadas.

O WSA também passa a renderizar melhor os avisos “toast” do Android. Estes avisos são exibidos de imediato. Eles têm esse nome pois lembram torradas saindo da torradeira.

Dentre os novos recursos e funcionalidades há um modo gamer. Neste modo fica mais fácil mapear o teclado para configurar comandos que no celular são feitos com toques na tela. Há também um outro recurso que inclui caixas de diálogo para o melhor controle dos jogos.

Por fim, as outras novidades desta atualização do WSA envolvem otimização no uso de VPNs, atualização da loja Amazon AppStore com mais aplicativos disponíveis e atualizações de segurança padrões do Android. É importante salientar, no entanto, que esta atualização excepcional foi feita apenas para os participantes do programa de testes Windows Insider.

Fonte: Windows Blogs

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X