Raptor Lake: Intel diz que sua próxima geração de processadores pode atingir até 8 Ghz em overclock

Raptor Lake: Intel diz que sua próxima geração de processadores pode atingir até 8 Ghz em overclock

Nesta semana está acontecendo o evento Intel’s Technology Tour 2022, em Israel. Neste evento a gigante de Santa Clara está compartilhando novas informações sobre seus produtos mais recentes. Inclusive, muitas informações estão sob embargo até uma data posterior.

No entanto, em uma das apresentações, a Intel compartilhou um slide divulgando que a próxima geração de processadores, codinome Raptor Lake, será capaz de operar a 6 GHz. Isso nas configurações de fábrica. Ou seja, por padrão os novos chips vão operar a 6 GHz.

Leia também
Processadores Intel de 13ª geração terão entre 4 e 24 núcleos, indica vazamento
Intel avisa que irá aumentar o preço dos seus processadores

Porém, a empresa conseguiu estabelecer um novo recorde mundial de overclock. Os chips Raptor Lake atingiram uma frequência de 8 GHz! Obviamente que com a ajuda do bom e velho nitrogênio líquido. A Intel também compartilhou projeções de desempenho impressionantes para tarefas single core e também multi-core..

Detalhes sobre o desempenho

Notavelmente, o pico de 6 GHz é 300 MHz mais rápido que os 5,7 GHz para os processadores Ryzen 7000 da AMD. Mas a Intel não revelou qual produto atingirá essa velocidade de pico. Também não temos certeza se um chip de 6 GHz chegará na primeira leva de chips ou se será um modelo ‘KS’ de edição especial.

A Intel também afirmou que o Raptor Lake terá um ganho de 15% no desempenho de thread único e um ganho de 41% no multithread. Esses dados foram medidos pelo SPECintrate_2017 e comparado com os chips Alder Lake. E no desempenho geral, a próxima família de chips será 40% mais rápida.

Acima você pode ver o slide que mostra o clock padrão de 6 GHz e o recorde mundial de 8 GHz. Eles estão listados na última entrada da linha do tempo. O Centro de Desenvolvimento de Israel (IDC – Israel Development Center) tem sido o motor por trás de uma longa linha de produtos da Intel desde o 8088, que iniciou tudo em 1979. Essa formação se estende até hoje, abrangendo nomes conhecidos como Pentium MXX, Banias, Sandy Bridge e muitos outros.

Tudo isso culmina, pelo menos por enquanto, com os processadores Raptor Lake de 13ª geração que a Intel anunciará formalmente em breve. Obviamente que a empresa tem muitos outros projetos em andamento, como os chips Meteor Lake, Lunar Lake e outros processadores já planejados em seu roadmap.

Curiosidades sobre o desenvolvimento do Raptor Lake

Além do teaser sobre as frequências de clock máximo de 6 GHz por padrão e o novo recorde de overclocking de 8 GHz para o Raptor Lake (embora não tenhamos certeza se é o recorde mundial geral ou apenas um recorde mundial para os chips de 10nm da Intel), a empresa ainda não compartilhou mais detalhes.

Naturalmente, mais informações surgirão durante os próximos painéis. Se surgir qualquer coisa relevante, compartilharemos essas informações o quanto antes. Estamos particularmente interessados em saber detalhes de preços e consumo de energia, já que conhecemos a maioria dos detalhes das especificações técnicas.

A Intel também está compartilhando muito mais informações sobre seu processo de design e validação. O slide acima mostra que o ciclo de desenvolvimento do Raptor Lake foi oito meses mais curto devido à compatibilidade com versões anteriores do Alder Lake.

Esse tempo de resposta rápido foi necessário porque os chips Raptor Lake não estavam no roadmap há dois anos. A Intel só adicionou o chip ao seu planejamento porque um ‘produto futuro’ estava atrasado. Presumivelmente esse produto em atraso seja os chips Meteor Lake, embora não tenhamos como confirmar esta afirmação.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X