Mozilla Firefox completa 20 anos

Mozilla Firefox completa 20 anos

Na última sexta-feira (23) o navegador Firefox completou 20 anos de idade. O Mozilla Firefox tem sido um dos grandes navegadores ao lado do Google Chrome, Microsoft Edge (antigo Internet Explorer), Safari e, por que não, Opera. Como tal, seu vigésimo aniversário é digno de nota.

O curioso é que se você procurar no Google algo como “aniversário do Firefox”, a Mozilla faria você acreditar que é 9 de novembro. No entanto, o verdadeiro aniversário do navegador é em 23 de setembro. Entenda tudo isso nos próximos parágrafos.

Leia também
Como os navegadores de internet ganham dinheiro?

A data de aniversário correta

Mas por que a Mozilla celebra o aniversário do Firefox em uma data e os usuários preferem celebrar em outra? Simples. A versão 1.0 do Firefox foi lançada em 9 de novembro de 2004. E, para a empresa, é essa a versão que marca o início da caminhada do navegador no mundo da tecnologia. Tanto é que eles já fizeram posts comemorativos no blog da empresa.

Mozilla Foundation
A Mozilla considera a data de aniversário do Firefox como 9 de novembro

Mas o que dizer da versão 0.1? Ela foi lançada em 23 de setembro de 2002. E para os fãs da raposa de fogo, esta versão é até mais emblemática do que a 1.0.

O codinome da versão 0.1 do Firefox era Pescadero. Trata-se de uma pequena região no condado de San Mateo, no estado da Califórnia. Uma curiosidade é que a maioria das versões 1.0 do Firefox foram nomeadas com nomes de cidade.

A partir da versão 2.0 os nomes foram em homenagem a parques nacionais. E a partir da versão 4.0 o navegador recebe nomes de pássaros. Já estamos na versão 105.0, então eu acho que o Firefox nem recebe mais algum tipo de nome.

Curiosidades sobre o Firefox

Com uma história que abrange duas décadas e mais de 100 versões diferentes, o Firefox tem muita história para contar. Abaixo elencamos algumas das curiosidades mais importantes acerca do navegador da Mozilla.

  • A Mozilla iniciou suas operações em 1998, escrevendo o código-fonte do navegador Netscape. Inclusive, o Netscape 8 foi baseado diretamente no Firefox. O navegador da Netscape permaneceria baseado no Firefox até seu fim em 2008.
  • Como já vimos, a primeira versão do Firefox foi lançada em 23 de setembro de 2002. Firefox e Netscape competiram no mesmo mercado por anos com a mesma base de código. É como o Google Chrome e o Microsoft Edge atualmente, ambos usam a base Chromium.
  • O Firefox foi o navegador mais popular em 2009, quando teve uma participação de mercado de 32,21%. Em julho de 2009, ultrapassou um bilhão de downloads e se tornou o software de código aberto mais popular do mundo. Ele mantém esse título até hoje.
  • Ainda em 2009, o Firefox superou o Internet Explorer 7 em popularidade na Europa. Esses foram os tempos de ouro do Firefox. Posteriormente, o Chrome dominou o mercado. Dominância que continua até os dias de hoje.
  • Atualmente, o Mozilla Firefox ainda é o quarto navegador mais popular. Ele fica atrás do Chrome, Safari e Edge (nessa ordem), com uma participação de mercado de 3,26%.
  • É totalmente de código aberto e sem fins lucrativos, algo que os outros três principais navegadores não podem se orgulhar.
  • O Firefox foi o primeiro navegador a incluir add-ons e temas.
  • Foi também o primeiro navegador a suportar jogos 3D. Isso agora é padrão em todos os principais navegadores.
  • O nome Firefox é derivado do apelido do panda vermelho. O panda vermelho foi o mascote mais antigo do Firefox. A Mozilla até tinha uma página ao vivo onde você podia assistir pandas vermelhos em um cativeiro.

Como você pode ver, o navegador Mozilla Firefox tem muita história. Obviamente que ele não é mais a potência que foi em 2009, quando viveu seus melhores momentos. Me lembro muito bem da guerra entre o Firefox e o Internet Explorer 7. De qualquer forma, hoje o Firefox é um dos navegadores mais seguros e focados em privacidade que você pode ter.

O futuro do Firefox

Infelizmente, o futuro do Firefox é incerto. Ano após ano o navegador diminui sua participação no mercado. Só em 2022 a Mozilla perdeu milhões de usuários para o Google Chrome e outras alternativas. Para você ter ideia, alguns bancos e empresas de cartões de crédito já não podem ser acessados via Firefox.

De qualquer forma, a Mozilla disse que o Firefox ainda é o seu principal produto e que não tem planos de descontinuá-lo. Mesmo assim, o futuro é sombrio e incerto.

O Chromium é o motor por trás do Google Chrome e do Microsoft Edge, os dois principais navegadores da atualidade. E ambos pertencem a empresas gigantescas. Uma é dona do maior buscador do mundo. E a outra dona do sistema operacional mais usado. É difícil para qualquer empresa sem fins lucrativos disputar com essas gigantes.

Eu sinceramente não sei o que a Mozilla tem que fazer para recuperar alguma participação de mercado. Mesmo não usando o Firefox, eu gostaria que o navegador ainda se mantivesse na ativa por muitos e muitos anos. E você? Já usou o Mozilla Firefox como navegador principal alguma vez? Qual o seu navegador padrão hoje?

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X