Após sofrer ataque hacker, Prefeitura do RJ decide trocar 20 mil computadores

Após sofrer ataque hacker, Prefeitura do RJ decide trocar 20 mil computadores

Em decorrência de um ataque hacker no mês passado, a Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu atualizar metade do seu parque tecnológico. Cerca de 20 mil computadores ativos no órgão público serão substituídos por novos equipamentos. O custo total dessa mudança pode superar a marca de R$ 130 milhões.

Segundo o órgão, a troca é necessária para atualizar os softwares, mantendo os equipamentos alinhados com as opções mais recentes, que também representa um alinhamento com as correções mais atuais para brechas de segurança.  Os computadores presentes atualmente na Prefeitura do Rio de Janeiro rodam o Windows 7, sistema que já é considerado um softawe legado, já que o suporte foi encerrado dia 14 de janeiro de 2020.

“Em um primeiro momento, trocaremos de 5 mil a 6 mil computadores, priorizando os sistemas essenciais, como os que atendem os setores financeiro, de arrecadação, administrativo, pagamento de benefícios sociais e licenciamento”, explicou o secretário municipal de Governo e Integridade Pública, Tony Ferreira de Carvalho Issaac Chalita.

Segundo o jornal “O Globo”, na semana passada chegou o primeiro lote com 1,2 mil computadores, ao custo de R$ 8 milhões, acordado em contrato licitado pelo Sistema de Registro de Preços.

Você também deve ler!

Grupo hacker ataca Secretaria da Fazenda do RJ e 420 GB de dados podem ter vazado

Grupo hacker do ransomware LockBit promete ser mais agressivo nos próximos ataques

Até o momento, os técnicos da Prefeitura ainda não identificaram a origem do ataque cibernético. Há também a ausência de evidências se dados sensíveis, como informações dos contribuintes, tenham sido copiados. O caso segue investigado pela Polícia.

Por medida de segurança, o site oficial da Prefeitura (www.rio.rj.gov.br) segue fora do ar. Alguns serviços digitais emitir guias de IPTU, ISS e ITBI, além da Nota Fiscal, já foram estabelecidos, mas muito ainda precisa ser feito. Dos 800 sistemas digitais, apenas 120 foram normalizados.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X