Serviços online da Prefeitura do Rio de Janeiro sofrem ataque hacker e são tirados do ar

Serviços online da Prefeitura do Rio de Janeiro sofrem ataque hacker e são tirados do ar

Na madrugada desta segunda-feira (15) os serviços online da Prefeitura do Rio de Janeiro e suas secretarias sofreram um ataque hacker. Na tentativa de evitar o vazamento de dados importantes, a Empresa Municipal de Informática e Planejamento (IplanRio) retirou todos os sites do ar. Portanto, até o momento, não é possível acessar o Portal Carioca Digital, emitir notas fiscais e acessar diversos serviços de atendimento ao público.

Infelizmente, ainda não há previsão para o retorno dos serviços online. Os técnicos da prefeitura do Rio notaram o ataque hacker por volta das 2h da madrugada de segunda-feira (15). Mas até a manhã desta terça-feira (16) alguns serviços ainda se encontram indisponíveis.

Leia também
O que é malware? Conheça os tipos mais comuns
O que é ser hacker?

Ao G1, Cláudio Fonseca, do Iplan Rio, disse: “Implementamos uma série de ações para preservar os dados e retiramos do ar, de forma preventiva, todos os sistemas. Nossos técnicos estão trabalhando para que os serviços comecem a ser normalizados e pedimos a compreensão e paciência dos cariocas.

Quais sistemas estão indisponíveis?

O portal de notícias G1 divulgou que os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) estão fora do ar. Isso prejudica imensamente o atendimento e o agendamento de serviços, tais como atualização de cadastros de programas sociais.

Em Guaratiba, por exemplo, a unidade só conseguiu atender 70 pessoas. E todas de maneira manual. Os demais atendimentos tiveram que ser transferidos para outras datas. O Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova, não teve a mesma sorte e não consegue atender ninguém devido a indisponibilidade do sistema.

O serviço Táxi Rio também foi prejudicado e está fora do ar. Pacientes que fazem hemodiálise precisam do serviço, que presta atendimento gratuito, para se deslocarem até as clínicas com o intuito de realizarem o tratamento.

No entanto, alguns sistemas continuam funcionando normalmente. É o caso do Centro de Operações, que controla as câmeras de monitoramento da cidade.

Fontes: Agência Brasil e G1

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X