Windows 11 pode ter melhor desempenho em chips Arm graças à tecnologia Arm64EC

Windows 11 pode ter melhor desempenho em chips Arm graças à tecnologia Arm64EC

Nesta semana a Microsoft oficializou o suporte do Windows 11 para a tecnologia Arm64EC. Mas o que essa tecnologia faz? Na prática, ela tentará melhorar o desempenho e a compatibilidade do sistema com processadores baseados na arquitetura Arm. O Windows até roda em computadores Arm, porém algumas aplicações podem não ter o mesmo desempenho ou mesmo compatibilidade.

Leia também
O que é para que serve o processador?
50 anos do mitológico Intel 4004, o processador que mudou o mundo

Windows e Arm: uma relação difícil

Já faz algum tempo que a Microsoft tenta fazer o Windows rodar com a performance ideal em computadores baseados na arquitetura Arm. O motivo disso é que o Windows foi projetado para trabalhar com softwares x86 (32 bits) e x64 (64 bits). Caso você não saiba, x86 e x64 é o tipo de instrução que os processadores da Intel e da AMD entendem.

Windows on ARM

Os processadores Arm, por sua vez, entendem outros tipos de instruções. No entanto, o Windows 10 e 11 são capazes de executar programas de 32 e 64 bits projetados para a arquitetura Arm.

O problema começa justamente quando o Windows precisa rodar programas x86/x64 em um computador Arm. Para isso, o sistema precisa usar a técnica de emulação. No entanto, emular as instruções para programas x86/x64 demanda muito processamento. O resultado é que o desempenho do programa fica abaixo do que se ele fosse executado nativamente. Em casos mais extremos, o software até trava e fecha repentinamente.

O cenário ideal é que os desenvolvedores de software fizessem versões x86/x64 e Arm de seus programas. Mas isso é muito trabalhoso. Até existem ferramentas que ajudam o programador a fazer essa portabilidade de plataforma. Mas mesmo com esse auxílio, o trabalho ainda é gigante. É aí que entra a Arm64EC.

Arm64EC: a salvação da pátria

Arm64EC

Mas, afinal, o que é esse tal de Arm64EC? Trata-se de uma Interface Binária de Aplicação (ABI, da sigla em inglês). Na prática, o que essa interface faz é permitir que o desenvolvedor use códigos Arm e códigos x64 no mesmo programa. Dessa forma, o código Arm é executado nativamente pelos computadores com chips Arm e o código x64 é emulado pelo sistema.

Mas como isso vai permitir um melhor desempenho do Windows em computadores Arm? A ideia com o Arm64EC é que a parte crucial do software, ou seja, as funções mais importantes, sejam escritas em Arm. As funções secundárias serão escritas em x64 mesmo.

Dessa maneira, quando o usuário executar o programa, a parte principal dele rodará nativamente em Arm. O resultado disso é um melhor desempenho. As funções secundárias, por não serem tão importantes ou tão usadas, podem ser emuladas sem impactar tanto no desempenho geral do software.

Programador
Programadores poderão migrar seus softwares lentamente

Além disso, essa estratégia dá a oportunidade dos desenvolvedores migrarem seus softwares aos poucos, sem toda aquela pressa. Assim, eles podem fazer uma hierarquia de funções, migrando as mais importantes primeiro e deixando as menos relevantes por último.

A própria Microsoft destaca como essa interface pode ajudar os desenvolvedores:

Com o Arm64EC, você pode escolher por começar devagar e avançar de forma gradual. Você pode identificar uma parte da sua base de código que mais se beneficiaria do desempenho nativo e refazê-la como Arm64EC. O restante do aplicativo permanecerá totalmente funcional como x64 emulado, mas as partes Arm64EC recompiladas passarão a ter velocidade nativa.”

Pode ser que agora o Windows tenha um melhor desempenho em chips Arm.

Fonte: Microsoft

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X