Galaxy Z Fold 4 passa por teste de durabilidade e surpreende

Galaxy Z Fold 4 passa por teste de durabilidade e surpreende

Os novos smartphones da Samsung foram revelados há cerca de 4 semanas, trazendo a 4ª geração dos aparelhos dobráveis que inclui o Galaxy Z Fold 4. A empresa está bem a frente dos seus concorrentes nessa categoria, não há como negar, mas muitos usuários ainda se sentem um tanto inseguros em confiar o seu uso diário em um aparelho desse tipo.

Smartphones dobráveis parecem ser mais frágeis por causa da sua construção, e esse receio tem um motivo. Realmente os primeiros aparelhos provaram essa fragilidade, mas como todo dispositivo, ele foi ganhando melhoria com o tempo. E um teste feito por um Youtuber revelou isso.

Leia também:

Youtuber deixa o Galaxy Z Fold 4 com cara de Windows Phone e Windows 10
Samsung lança Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4 no Brasil; confira os preços

Teste revelou dobradiça bem resistente, mas susceptibilidade a riscos

O teste revelou que o novo Galaxy Z Fold 4 se mostrou ainda mais resistente do que muitas pessoas acreditavam, principalmente em relação à nova dobradiça. O vídeo foi publicado pelo canal JerryRigEverything, que já faz esse tipo de testes com diversos aparelhos há um tempo.

O responsável pelo teste foi o youtuber Zack Nelson, que faz alguns estragos no novo aparelho dobrável da Samsung, mas que ajuda a ter uma ideia do seu nível de resistência. Primeiro, é possível perceber que o aparelho ainda é bem susceptível a riscos na tela, o que já era de se esperar já que conta com uma proteção maleável para que ela seja dobrada.

Galaxy Z Fold 4

A lateral, feita de metal, também pode ser facilmente riscada com o uso de um estilete, como mostrado no vídeo. Porém, o sensor de impressão digital se mostrou bastante resistente, funcionando mesmo depois dele jogar poeira no aparelho e até riscar bastante o botão onde fica o sensor.

Falando em areia, a Samsung revelou que o Galaxy Z Fold 4 tem certificação IPX8, que é resistente a pingos de água como chuva, porém não tem resistência a poeira. Ainda assim, o Youtuber jogou bastante areia no aparelho, tanto na tela quanto diretamente nas laterais, mas ele ainda assim continuou funcionando normalmente.

Galaxy Z Fold 4

Isso mostra que o aparelho pode resistir a uma queda na praia, por exemplo, ou em uma estrada de areia. Mas ainda assim, caso aconteça, o ideal é limpar o aparelho rapidamente e por completo antes de continuar usando, até porque ao continuar mexendo nele e abrindo e fechando pode forçar essa poeira para o interior. Em um teste com fogo diretamente na tela, ela levou alguns segundos para danificar.

Por fim, ele testou a nova dobradiça, em uma tentativa de quebrar o aparelho ao dobrá-lo para o outro lado. O teste revelou que o aparelho é, de fato, muito resistente nesse sentido. Mesmo forçando, ele não sofreu nenhum tipo de dano, nem mesmo na tela.

Confira o vídeo completo:

Como a Samsung testou o novo dobrável?

Embora esse tenha sido um teste caseiro, obviamente a própria Samsung realiza diversos testes em seus smartphones antes de lança-los no mercado. No caso dos novos dobráveis Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4, esses testes servem também para comprovar as resistências em termos de dobradiças.

O teste é todo automatizado, ou seja, ele é feito com máquinas e não com pessoas, porque inclui movimentações repetitivas como dobragens sucessivas por um longo tempo, além de testes de toque e com água.

A empresa publicou um vídeo revelando como esses testes são feitos, não apenas de durabilidade, mas também de algumas funções como bateria, câmera, conexões, entre outros. Confira:

Galaxy Z Fold 4 já está a venda no Brasil

O novo dobrável da Samsung já está disponível para venda aqui no Brasil, tendo sido lançado no dia 23 de agosto. Ele é atualmente o aparelho mais moderno e sofisticado da empresa, com o melhor hardware existente entre os modelos dobráveis. Conta com o novo processador Snapdragon 8 Plus Gen 1, com 12 GB de memória RAM e opções de armazenamento a partir de 256 GB.

Possui duas telas, a externa que é quando o smartphone está dobrado e que tem 6,2 polegadas, e a interna, que é a tela grande quando ele é desdobrado, com 7,6 polegadas. Todas as duas telas contam com taxa de atualização de 120 Hz. Na parte traseira ele conta com um conjunto triplo de câmeras igual ao do Galaxy S22, na parte frontal (quando está fechado) tem uma câmera única de 10 MP e ao ser aberto ainda tem uma câmera na tela maior que fica sob o display, de 4 MP.

Aqui no Brasil ele tem o valor sugerido de R$ 12.799 para a versão com 256 GB de armazenamento e R$ 15.799 para a versão com 1TB.

Especificações completas do Galaxy Z Fold 4

Tela      

  • Tela interna: QXGA+ de 7,6 pol. AMOLED Dinâmico 2X; Display Infinity Flex (2176 x 1812, 21.6:18); Taxa de atualização adaptativa de 120Hz (1~120Hz)
  • Tela externa: HD+ de 6,2 pol. AMOLED Dinâmico 2X(2316 x 904, 23.1:9); Taxa de atualização adaptativa de 120Hz (48~120Hz)

Dimensões & Peso

  • Dobrado: 67.1 x 155.1 x 15.8mm (Dobradiça) ~ 14.2mm(Extremidade)
  • Desdobrado: 130.1 x 155.1 x 6.3mm
  • Peso: 263g

Câmera             

  • Câmera de Capa: Câmera de Selfie de 10MP; F2.2, tam. pixel: 1.22μm, CDV: 85˚
  • Câmera sob o display: Câmera sob o display de 4 MP; F1.8, tam. pixel: 2.0μm, CDV: 80˚
  • Câmera Tripla Traseira: Câmera Ultra Wide de 12MP; F2.2, tam. pixel: 1.12μm, CDV: 123˚ – Câmera Grande Angular de 50MP; Dual Pixel AF, OIS, F1.8, Tam. pixel: 1.0μm, CDV: 85˚ – Câmera Telefoto de 10MP; PDAF, F2.4, OIS, tam. Pixel: 1.0μm, CDV: 36˚

Processador e Memória          

  • Processador Octa-Core de 4nm
  • 12GB RAM com 1TB de armazenamento interno
  • 12GB RAM com 512GB de armazenamento interno
  • 12GB RAM com 256GB de armazenamento interno

Bateria

  • Bateria: 4,400mAh mAh (típico) bateria dupla
  • Carregamento: Carregamento Super Rápido: Até 0% a 50% de carregamento em cerca de 30 minutos com adaptador de 25W ou superior; Carregamento Sem Fio Rápido 2.0; Wireless PowerShare; Carregamento via cabo compatível com QC2.0 e AFC

Outros

  • Resistência: IPX8 (O IPX8 é baseado em condições de teste para imersão em até 1,5 metros de água doce por até 30 minutos. Uso na praia ou na piscina não recomendado. Não resistente a poeiras)
  • Sistema Operacional: Android 12L; One UI 4.1.1
  • Rede e Conectividade: 5G, LTE, Wi-Fi 6E  802.11 a/b/g/n/ac/ax, Bluetooth® v5.2
  • Sensores: Sensor Capacitivo de Impressão Digital (lateral), Acelerômetro, Barômetro, Sensor de Giroscópio, Sensor Geomagnético, Sensor de Saguão, Sensor de Proximidade, Sensor de Luz
  • Segurança: Samsung Knox, Samsung Knox Vault
  • Chip: Até dois NanoSI e um eSIM
  • Cores: Grafite, Creme e Preto – [Samsung.com Exclusivo] Vinho

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X