AMD Expo: essa é a nova tecnologia para overclock de memória RAM

AMD Expo: essa é a nova tecnologia para overclock de memória RAM

Nesta segunda-feira (29) a AMD fez uma série de anúncios importantes para os entusiastas de hardware. A companhia anunciou os novos processadores Ryzen 7000 e também deu mais detalhes sobre as novas placas-mãe com soquete AM5. Além disso, a empresa anunciou o AMD EXPO. Trata-se de uma nova tecnologia para fazer overclocks em memórias RAM DDR5 certificadas.

O AMD EXPO (AMD Extended Profile for Overclocking) é uma tecnologia que chega para rivalizar com a Intel XMP (Intel Extreme Memory Profile). O objetivo desta tecnologia é facilitar o overclock em memórias RAM. Com apenas um clique o usuário poderá fazer ajustes de alta performance no funcionamento dos módulos de memória.

Leia também
10 curiosidades sobre a AMD
Qual a diferença entre os processadores Ryzen?

Kits de memória já certificados

AMD EXPO

A AMD já informou que existem 15 kits de memória RAM certificados para o AMD EXPO. Ou seja, estes kits foram testados em setups com os novos chips Ryzen 7000 e placas-mãe com soquete AM5.

O ajuste é feito diretamente na tela de BIOS. O usuário poderá escolher perfis diferentes, onde serão aplicados ajustes de frequência de operação, bem como timmings diferenciados. O interessante é que todos os valores de overclock já foram previamente testados e certificados como estáveis para a memória do usuário. Em outras palavras, o risco de “dar errado” é bem menor.

E qual o nível do overclock oferecido pela tecnologia AMD EXPO? Bem, a empresa diz que os primeiros kits certificados são capazes de atingir até 6400 MT/s. Além disso, eles conseguem entregar latências de até 63 nanossegundos.

Liberdade para usar AMD EXPO ou Intel XMP

AMD EXPO

Obviamente que todo esse desempenho depende também de todo o conjunto. Ou seja, é preciso ter uma boa estabilidade na controladora de memória do processador e a própria placa-mãe precisa operar corretamente nesse nível de performance.

De qualquer forma, a AMD manterá o suporte para a tecnologia XMP, desenvolvida pela Intel. Dessa forma, caso o usuário queira usar outros kits de memórias não certificadas para a AMD EXPO, ele terá essa liberdade.

A tecnologia AMD EXPO será lançada junto com os novos processadores Ryzen 7000 e também com as novas placas-mãe X670 e X670 Extreme. Ambos chegarão ao público no dia 27 de setembro. E aí, o que você achou da novidade, caro leitor?

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X