Samsung anuncia o SmartSSD, que reduz o uso de CPU em 97%

Samsung anuncia o SmartSSD, que reduz o uso de CPU em 97%

A Samsung anunciou nesta sexta-feira (22) um dispositivo bem peculiar. Trata-se do SmartSSD, que chega à sua segunda geração (confesso que não sabia da existência da primeira). Segundo a gigante sul-coreana, algumas vantagens do aparelho é reduzir o consumo de energia em 70% e o uso de CPU em 97% se comparado com um SSD comum. Mas como ele consegue essa proeza? Vem comigo!

Leia também
SSD para notebook: confira 07 opções para turbinar sua máquina
Por que o SSD é melhor que o HD?

SmartSSD tem um chip especial

Samsung SmartSSD

O nome “SSD inteligente” não é à toa ou apenas uma jogada de marketing. O dispositivo leva esse nome por que é equipado com um processador especial. Dessa forma, ele pode processar alguns dados por conta própria, sem depender inteiramente do processador do computador.

O processador em questão é do tipo FPGA (Field Programmable Gate Array). Ele é fabricado pela Xilinx que, inclusive, foi comprada pela AMD em 2020. Portanto, o Samsung SmartSSD surgiu de uma parceria da sul-coreana com a AMD Xilinx.

Os processadores FPGA podem ser programados para executar tarefas muito específicas. Ele possui núcleos de processamento baseado na arquitetura ARM. O chip do SmartSSD foi programado para executar alguns tipos de processamentos. Dessa forma, dispensa-se a necessidade de transferir a maioria dos dados para a CPU.

O resultado é impressionante

Samsung SmartSSD

É provável que você, leitor do Hardware.com.br, já saiba o funcionamento básico do hardware de um computador. Mas explicarei de forma resumida mesmo assim. O processador, para conseguir processar os dados, tem que estar em constante comunicação com a memória RAM e a unidade de armazenamento (HD ou SSD). Por isso existe um fluxo muito grande de dados nas vias que ligam esses componentes.

Porém, mesmo usando um SSD de alta velocidade conectado a um barramento PCI Express, você terá gargalos na comunicação com o processador. É aí que entra o SmartSSD. Ao processar os dados por conta própria, ele libera o processador para outras atividades. O resultado é um menor consumo de energia e aumento de velocidade do computador.

Para você ter uma ideia, a Samsung revelou que o SmartSSD pode:

  • Consumir até 70% menos energia;
  • Diminuir o tempo de processamento para consultar bancos de dados em até 50%;
  • Reduzir o uso da CPU em até 97%.

O SmartSSD não é para o seu bico

Samsung SmartSSD

Eu sei que você se animou com a possibilidade de comprar um SmartSSD. Eu também me animei. Mas ele não é para o nosso bico. Ele não foi desenvolvido para computadores normais, mas sim para máquinas que trabalham com Big Data e Business Intelligence.

Esse tipo de computador trabalha com um volume insano de dados e informações. Infelizmente, a Samsung não divulgou as especificações técnicas do seu SmartSSD.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X